Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O verão começa nesta quinta-feira; veja o que esperar do tempo na nova estação

Compartilhe esta notícia:

Estação será marcada pelo fenômeno La Niña. (Foto: Reprodução)

O verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21), às 14h28min, no horário de Brasília. É nessa hora em que ocorre a menor sombra do ano no Hemisfério Sul. Esse é também o dia mais longo de 2017. A primavera se despede marcada pela consolidação do fenômeno La Niña, que prosseguirá na nova estação. Veja o que esperar do tempo neste verão:

La Niña

“A principal característica deste verão é o fenômeno La Niña, que deixa as águas mais frias no Pacífico Sul, até março. Essas águas mais frias geram circulações na América do Sul”, disse Expedito Rebello, coordenador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). São cerca de 10 mil quilômetros de águas geladas, que começam na costa do Peru.

Rebello afirmou que o fenômeno irá influenciar principalmente o Sudeste e o Centro-Oeste, além de parte do Norte, com a ocorrência de mais chuvas. “As temperaturas são altas normalmente nesta época do ano, mas, por causa dessas chuvas, elas podem ser um pouco abaixo no normal nessas regiões”, apontou.
Janeiro será o mês com mais chuvas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O Nordeste estará envolvido em outro sistema, uma zona de convergência intertropical. “Nós temos um problema grave na Região Nordeste do Brasil. Estamos desde 2012 com chuvas bem abaixo da média”, explicou. “O Atlântico está com temperaturas mais frias do que a média perto da Região Nordeste. Isso faz com que as chuvas sejam inibidas. Provavelmente, vamos manter isso de ter chuvas abaixo do normal”, disse.

O meteorologista também declarou que o tempo na Região Sul durante este verão deve revezar com períodos de chuva e de sol. “A Região Sul deve se caracterizar por irregularidade: chove muito em poucos dias e, depois, muitos dias sem chuva”.

Destaques

De acordo com o Climatempo e com o Inmet, o verão 2017-2018 deve ter algumas características principais: maior parte da chuva no Sudeste e Centro-Oeste deve acontecer na primeira metade da estação; janeiro será o mês-chave para os Estados do Centro-Oeste e Sudeste, com 10 a 15 dias de chuva; fevereiro deve ser o mês mais quente em todo o Brasil; haverá muita chuva na Região Norte e muito calor e pouca chuva no Nordeste.

A Região Sul deve ter chuva abaixo da média, mas sem ficar totalmente na secura. A chuva na Região Sul é bem distribuída ao longo de todos os meses do ano, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A previsão é de que a temperatura fique dentro da média.

Enquanto no último verão o Rio Grande do Sul passou por vários dias seguidos de forte calor, agora eles serão reduzidos a um ou dois dias em sequência de alta temperatura, de acordo com a previsão dos meteorologistas. Não serão registrados longos períodos de calor extremo, acima de 30°C.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cachorro guia menino perdido na selva por mais de 24 horas
Protestos indígenas interrompem rodovias no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/o-verao-comeca-nesta-quinta-feira-veja-o-que-esperar-do-clima-na-nova-estacao/ O verão começa nesta quinta-feira; veja o que esperar do tempo na nova estação 2017-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar