Sábado, 25 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Onda de frio: Gigantinho recebe população de rua a partir desta terça-feira em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Gigantinho já está pronto para receber população de rua em noites de frio intenso.

Foto: Giulian Serafim/PMPA
Gigantinho já está pronto para receber população de rua em noites de frio intenso. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

Diante da previsão de avanço da frente fria, a prefeitura de Porto Alegre montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital.

Uma força-tarefa ampliou a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 vagas no Gigantinho a partir desta terça-feira (27). Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada.

A Unidade Móvel de Saúde da SMS estará estacionada no Ginásio nesta quarta-feira (28), para apoiar a ação de acolhimento da população em situação de rua. Equipes compostas por médicos, enfermeiros e dentistas irão fornecer atendimento aos acolhidos. Além das consultas, serão oferecidos testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. Haverá, ainda, distribuição de kits de higiene bucal e preservativos.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o ônibus “Fique Sabendo” estará no local realizando testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV. Também ocorrerá vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe. Quem já recebeu alguma dessas vacinas deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para ser imunizado novamente.

Como ajudar

As doações podem ser feitas através do Movimento “Poa que Doa”, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Como avisar

Os avisos sobre pessoas em situação de rua podem feitos diretamente pelo telefone 156, opção 7. O Serviço de Abordagem Social da FASC irá se encarregar da busca e encaminhamento para um dos abrigos da prefeitura ou Gigantinho.

Adesão

A resposta de parceiros da sociedade civil foi rápida. Desde sábado, quando iniciaram os contatos, muito aderiram à Operação Inverno para contribuir de alguma forma. O Banco de Alimentos doou cobertores e cestas básicas. A Unimed vai disponibilizar uma ambulância, das 19h às 7h.

A Associação dos Procuradores de Porto Alegre doou cobertores e kits de higiene. A Aclame (Associação da Classe Média) e o grupo Livre Iniciativa apoiam com a doação de 15 chuveiros e um gerador para assegurar a energia elétrica. A AMP (Associação do Ministério Público) destinou cobertores.

A rede de parceiros da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) vai contribuir na alimentação e fornecerá café da manhã e jantar nas quatro noites. O almoço será servido pelos restaurantes populares. O Exército colabora com o empréstimo, montagem de camas e apoio no atendimento. Já a Defesa Civil do Município ajuda com colchões e cobertores.

tags: Frio

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ocupação em leitos de UTI atinge menor índice em mais de um ano em Porto Alegre
Ocupação em leitos de UTI atinge menor índice em mais de um ano na Capital gaúcha
Deixe seu comentário
Pode te interessar