Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Operador usa um robô para manipular o mercado financeiro do Brasil. A Comissão de Valores Mobiliários investiga práticas de manipulação no valor das ações

Compartilhe esta notícia:

Os robôs têm sua programação, que pode se alternar ou não durante o dia. (Foto: Reprodução)

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) investiga possíveis práticas de manipulação de preços de ativos financeiros, como ações, por meio de robôs. Um caso em específico deve ir a julgamento em breve, segundo Henrique Machado, diretor da autarquia. “A CVM vai dar as cores de como encara esse tipo de processo.” Participantes do mercado dizem que essas práticas –chamadas de “spoofing” e “layering” (algo como “enganar” e “sobrepor”, em inglês) – são frequentes. A partir dos robôs, operadores (“traders”) emitem ordem de compra ou venda para determinado ativo, mas cancelam a operação em questão de microssegundo.

No caso do “spoofing”, as ordens acontecem em grande volume. Já o “layering” é formado por um conjunto de pequenas ofertas. Em ambas as situações, os programas criam uma falsa demanda, levando investidores, por exemplo, a comprar papéis com valores inflados artificialmente. “Nenhuma ordem é executada, são apenas informações no sistema”, diz o advogado Bruno Furiati, especialista em mercado de capitais e sócio do escritório Sampaio Ferraz Advogados.

Os robôs têm sua programação, que pode se alternar ou não durante o dia. Segundo um integrante de mercado financeiro com 40 anos de experiência, os robôs também combinam de puxar o preço, com um comprando dos outros.

Regulamentação

No Brasil, a instrução CVM nº 8, de 1979, veda condições artificiais de demanda ou oferta, assim como manipulação de preços e operações fraudulentas. Não há uma norma específica contra “spoofing” ou “layering”. Segundo a autarquia, a regulamentação está em constante modernização, em razão de diversos fatores, como estruturas inovadoras, experiência da supervisão, demanda de agentes de mercado, entre outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Balança comercial brasileira tem superávit de quase 5 bilhões de dólares na parcial de maio
Participação das três maiores montadoras no mercado automobilístico brasileiro cai de 70% para 43% em uma década
https://www.osul.com.br/operador-usa-um-robo-para-manipular-o-mercado-financeiro-brasil-comissao-de-valores-mobiliarios-investiga-praticas-de-manipulacao-no-valor-das-acoes/ Operador usa um robô para manipular o mercado financeiro do Brasil. A Comissão de Valores Mobiliários investiga práticas de manipulação no valor das ações 2017-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar