Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Oposição critica presidente do Senado por querer dar palavra final sobre afastamento de Dilma

Compartilhe esta notícia:

Renan enviou parecer defendendo que, caso a Câmara decida admitir o impeachment, caberia ao Senado chancelar ou não a posição dos deputados. (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Líderes da oposição no Senado classificaram como uma falsa polêmica o parecer enviado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao STF (Supremo Tribunal Federal) em que questiona o rito do impeachment e pede que a Casa tenha a palavra final sobre o eventual afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

Para o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), a Constituição é clara sobre as atribuições de cada Casa Legislativa no processo de impedimento de um presidente da República. “Temos um precedente muito recente, no caso Collor, que ocorreu sob a égide da mesma Constituição. Não há o que se reinventar: a Câmara faz o juízo de admissibilidade e o Senado julga o mérito. Não faz sentido discutir-se a possibilidade de o Senado barrar o processo vindo da Câmara”, disse em nota.

Já o senador Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado, afirmou que trâmite não pode ser alterado de acordo com o que pensa o PT e o governo. Para ele, a intenção de Renan de querer que o Senado possa barrar o afastamento de Dilma usurpa as prerrogativas da Câmara e, assim, o peemedebista atua como líder do governo.

Renan enviou ao STF parecer no qual defende que, caso a Câmara decida admitir o impeachment, caberia ao Senado chancelar ou não a posição dos deputados. A Constituição diz que presidentes serão afastados após a instauração do processo no Senado. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Suiça tentou evitar que banqueiro preso no Brasil pudesse comprar um banco lá
O presidente Michel Temer disse que prefere Meirelles na Fazenda do que na eleição
https://www.osul.com.br/oposicao-critica-presidente-do-senado-por-querer-dar-palavra-final-sobre-afastamento-de-dilma/ Oposição critica presidente do Senado por querer dar palavra final sobre afastamento de Dilma 2015-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar