Sábado, 28 de maio de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Organização Mundial da Saúde informa a produção de antivirais genéricos para tratamento da covid

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é agilizar a disseminação dessas alternativas terapêuticas. (Foto: Pfizer/Divulgação)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que há dois remédios sendo produzidos por laboratórios para o tratamento da covid. Uma da farmacêutica Merck, chamado Molnupiravir, e outro da Pfizer, o Paxlovid. Foram assinados acordos com essas empresas para a produção em versões genéricas por outras companhias. A informação foi da cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, nesta sexta-feira (21). Segundo a cientista, isso pode contribuir para agilizar a disseminação dessas alternativas terapêuticas.

“Eles [os medicamentos] estão sendo fabricados por companhias de produtos genéricos, então esperamos que possam ter a distribuição ampliada. As recomendações da OMS deverão vir na próxima semana sobre como usar esses medicamentos”, declarou, em uma entrevista coletiva transmitida pelo canal oficial da OMS.

A cientista-chefe acrescentou que os antivirais atuam na fase inicial da infecção, quando os sintomas ainda estão leves. Os remédios conseguem dificultar a evolução para quadros graves e para a hospitalização. “Mas é preciso diagnosticar as pessoas entre três e cinco dias”, pontuou a representante da OMS.

Durante a entrevista, ela e a diretora do Departamento de Imunização da OMS, Kate O’Brien, ressaltaram a importância da vacinação para conter a disseminação do novo coronavírus, especialmente no cenário de crescimento dos casos com a variante ômicron. As duas representantes da OMS também criticaram a produção e difusão de conteúdos falsos sobre a covid, o que dificulta a compreensão das medidas preventivas, tanto a vacinação quanto as chamadas não farmacológicas, como uso de máscara e distanciamento social.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba por que a ômicron está descartando a esperança de atingirmos a imunidade de rebanho
Só quem estiver em dia com a vacinação contra covid poderá entrar nos estádios em jogos do Gauchão
Deixe seu comentário
Pode te interessar