Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Mundo Os contágios de coronavírus no planeta superaram a marca dos 30 milhões

Compartilhe esta notícia:

No total, foram declaradas 404.758 novas infecções e 6.086 novos óbitos.(Foto: Reprodução)

O mundo alcançou a marca de 30 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, apontou o monitoramento da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). O número de mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia em todo o planeta passa de 948 mil.

Segundo o levantamento, o país com o maior número absoluto de casos continua sendo os Estados Unidos, com mais de 6,7 milhões. Em seguida, vem a Índia, com mais de 5,2 milhões. Brasil aparece em terceiro lugar, com mais de 4,4 milhões de registros do novo coronavírus desde o início da pandemia.

A primeira notificação oficial do vírus causador da Covid-19 ocorreu em 31 de dezembro em Wuhan, na China. De lá para cá, a proliferação da doença aumentou, em ondas de maior ou menor aceleração. Em menos de 40 dias, o mundo registrou 10 milhões de novos casos da Covid-19.

Esses dados se referem ao total de registros confirmados pelas autoridades sanitárias de cada país, em monitoramento compilado pela Johns Hopkins. Casos subnotificados do novo coronavírus não entram na conta, o que significa que os números devem ser ainda maiores.

Alerta

O diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, e a líder técnica para Covid-19 da entidade, Maria van Kerkhove, alertaram na última quarta-feira (16) para os efeitos a longo prazo da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

“Nem todo mundo tem uma recuperação completa e imediata deste vírus”, lembrou Ryan, em uma sessão de perguntas e respostas ao vivo nas redes sociais.

“Essa é uma doença inflamatória além de viral. O vírus invade as células e causa uma resposta inflamatória; o corpo reage contra isso. E o que estamos vendo são respostas inflamatórias no sistema cardiovascular, neurológico, no corpo todo. Nós simplesmente não sabemos quais são os impactos a longo prazo disso”, reforçou.

Brasil

O Brasil passou das 135 mil mortes por covid-19, nesta sexta (18). O número foi divulgado na atualização do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 858 óbitos, totalizando 135.793 mortes, desde o início da pandemia. Ainda há 2.352 em investigação pelas autoridades de saúde.

Ainda de acordo com os dados, o País se aproxima da marca de 4,5 milhões de casos acumulados.

Na quinta (17), o Ministério da Saúde também divulgou o boletim epidemiológico semanal da covid-19. De acordo com os dados, o número de casos caiu 30% e o de mortes, 13%, na comparação com a semana epidemiológica anterior.

Ainda de acordo com a atualização, 570.251 pessoas estão em acompanhamento e outras 3.789.139 já se recuperaram.

A letalidade (número de óbitos pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (número de falecimentos por 100 mil habitantes) está em 64,6. Já a incidência (total de casos por 100 mil habitantes) subiu para 2139,1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump prevê doses suficientes de vacina contra o coronavírus para toda a população dos Estados Unidos até abril
Em países da Europa, restrições são retomadas para conter o aumento nos casos de coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar