Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026
Por Cláudio Humberto | 7 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Preterido por Lula na sucessão a Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Pacheco (PSD) virou a esperança do petista para ter palanque em Minas Gerais. O senador, que chegou a declarar que sairia da vida política, dá piscadelas a Lula, mas com alto preço. Com três pré-candidatos ao Planalto no PSD, Pacheco teria que deixar o partido. Lula reabriu o diálogo para que o senador migre para o MDB, o problema é que o partido já tem Gabriel Azevedo como pré-candidato.
Porteira fechada
Eventual mudança de partido de Pacheco para o MDB envolveria a troca do comando do diretório mineiro, hoje com Azevedo na presidência.
Sem vez
O PSD também já tem pré-candidato ao governo estadual, Mateus Simões, vice-governador e opositor declarado de Lula e do PT.
Deu ruim
Para piorar o lado de Lula, levantamentos de institutos como o Paraná Pesquisas mostram vantagem da oposição, com Cleitinho (Rep) no topo.
Pouca fé
Se Pacheco manter mesmo distância do pleito, Lula deve recorrer a Alexandre Kalil (PDT), que tomou um sacode nas urnas em 2022.
‘Alto nível’ de evento Brasil-Rússia foi de mentirinha
O governo brasileiro sediou quinta (5) a “8ª Reunião da Comissão Brasil-Rússia de Alto Nível de Cooperação”, que, apesar do rótulo pomposo, foi mais um ritual diplomático de baixa voltagem e nível secundário, pela ausência das duas figuras que dariam significado de “alto nível”: Lula (PT) e Vladimir Putin. Lula se recusou a aparecer ao lado de um russo que não se chame Putin, e Alckmin fez sala para Mikhail Mishustin, outra figura de nível inferior: é um primeiro-ministro que não governa a Rússia.
Noves fora, nada
Além de discursos protocolares irrelevantes sobre “parceria estratégica”, não houve anúncios disruptivos ou compromissos de impacto imediato.
Chefe de governo fake
“Primeiro-ministro” apenas no cartão de visitas, Mishustin exerce papel meramente administrativo, sem autonomia. Afinal, todo poder é de Putin.
Fracasso garantido
Para coroar a pouca substância do evento, garantindo-lhe fracasso de público e repercussão, o governo proibiu transmissão ao vivo pela TV.
Cautela e canja
Lula passou longe do evento de “alto nível” fake entre membros dos governos brasileiro e russo para minimizar a chance de provocar o presidente Donald Trump (EUA), daí proibição de transmissão na TV.
Curado
Presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana (Pode-MG) anunciou que está curado de um câncer no estômago, diagnosticado em março de 2025. O senador agradeceu a todos pelas orações e apoio.
Três anos de espera
Completa três anos esta semana a última viagem de Lula a Washington D.C. Em 2023, primeiro ano deste mandato, o petista visitou Joe Biden na Casa Branca e depois não voltou mais à capital americana.
Ladeira abaixo
“Omissão absoluta, inabilidade total e conivência explícita com falcatruas”, foi assim que o deputado Evair de Melo (PP-ES) classificou a atuação de Gilberto Waller Júnior, atual presidente do afanado INSS.
Sidônio e a CPMI
A oposição articula convocação de Sidônio Palmeira (Comunicação) na CPMI do INSS. Coronel Chrisóstomo (PL-RO) acusa o ministro de Lula de gastar rios de dinheiro em publicidade para abafar a gatunagem.
Líder sem liderados
Apenas o ex-líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apoia a CPMI do Banco Master. No início da semana prometeu que a “bancada petista” assinaria. Mas nenhum outro parlamentar do partido assinou.
Aviso claro
O Departamento de Estado dos EUA emitiu aviso, esta semana, a cidadãos no Irã: americanos devem deixar o país imediatamente. “Se você não pode, encontre um local seguro e tenha mantimentos”.
Criminosos graves
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (Homeland Security) lançou site para expor a ficha corrida de imigrantes ilegais presos pelas autoridades. De assassinos a fraudadores, já são mais de 25 mil perfis.
Pensando bem…
…não existe reunião de “alto nível” com ditadura.
PODER SEM PUDOR
Protocolo janista
Informado que o presidente Juscelino Kubitschek estaria em evento da Fiesp, em São Paulo, o governador Jânio Quadros disse que o hospedaria com prazer. “Mas ele quer ficar num hotel da cidade”, avisou um assessor. Nesse caso, ponderou Jânio, ele não precisaria saber da ilustre visita: “Quem fica em hotel deve ser recebido pelo porteiro”. JK acabou hospedado no Palácio dos Campos Elísios, residência oficial.
(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Coluna: “O FUXICO”
… que tu ama odiar né? Senão não virias todos os dias criticar… kkk
Discípulo do chupetinha kkkkkkkk
Cruz Credo! Não tenho político de estimação como os esquerdopatas que IDOLATRAM um certo cara que é como um DEUS para eles… e também não vou em 10 artigos diferentes de “O Sul” e reproduzo notícias de outros veículos (sem mencionar a fonte) ao invés de ter pensamentos próprios…
Discípulo do presidiário
A democracia que proibi.
Luís está ficando sem palanque para um eventual 2 turno das eleições…. Alguns estados já estão consolidando vitória em 1 turno, como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul , Paraná, e talvez Minas Gerais se Pacheco tentar uma vaga, dai fica sem nada….É o fim desta bagaça chamada PT…já receberam o recado nas eleições do ano passado para prefeituras, só 2 municípios em São Paulo, um fiasco no seu reduto de criação.
Impressiona o quanto o colunista tem de ciúmes do Lula. Lula parece ser o centro da atenção de sua vida. Mas, como uma mulher traída deseja que o parceiro se dê mal. Torce, distorce fatos e se apega a picuinhas para tentar destruir a imagem do sujeito. Mesmo assim, Lula continua a governar o Brasil de forma impecável. Mantém é aprimora os programas sociais, Mantém a economia funcionando, Mantém inflação sob controle, Mantém o aumento do salário mínimo acima da inflação, quitou a dívida externa, PIB em alta, pleno emprego, etc etc e tal. Chora colunista que fez parte do… Leia mais »
Esta maconha está te fazendo mal….
E muito feio tentar denegrir a imagem de quem tu nem conhece. Mas esperar o que, de quem apoia um presidiário que tentou golpe de estado, não é mesmo? Por essas e por outras que temos a certeza de estar do lado certo da história. Bom dia SHURÚ ÉDER.
E impressionante como o colunista parece ser o centro da atenção da SUA vida, né?
O ciumes e um amor diferente aqui é do Sr com o colunista, e não tem como passae despercebido.
Vai ver que o psiquiatra dele receitou isso como uma terapia, uma “catarse diária”… devemos ter é pena, no final das contas…