Domingo, 06 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2020
Após diagnóstico clínico feito em consulta realizada pela internet, pacientes da Prevent Senior estão recebendo em casa, pelos Correios, uma espécie de “kit covid”, composto por hidroxicloroquina 400 mg, azitromicina 500 mg e pelas vitaminas Vitacon C + Zinco + Vitamina D e Detem D3. No receituário de controle especial, assinado por um médico que não faz a consulta, constam as dosagens diárias. Os pacientes são aconselhados a tomar os medicamentos antes mesmo de fazerem o teste para detecção do novo coronavírus e que, após realizado, tem resultado em cinco dias.
Com um quadro típico de gripe, em que apresentava congestão nasal, estado febril de 37,2°C, indisposição e leve dor no corpo, a atriz Lilian Athie, de 58 anos, marcou pelo aplicativo da operadora, no dia 30 de julho, uma consulta virtual.
“A médica fez um rápido levantamento do meu estado e disse que provavelmente eu estava com covid, mesmo eu dizendo que não estava com tosse ou falta de ar. Imagino que a conclusão foi baseada na minha informação que tinha perdido o olfato. O fato é que, normalmente, uma forte congestão nasal causa a perda de olfato. Assim que, passamos a respirar melhor, o olfato volta a funcionar”, disse Lilian.
A paciente relata que, durante o diagnóstico, a médica perguntou se ela morava com alguém, trabalhava fora e se era cardíaca. “Respondi não para todas as perguntas.” Após anotar os dados, informou que ela iria receber mensagem de texto pelo celular com um link para aceitar o recebimento da medicação em casa e receberia uma ligação informando os procedimentos. “A médica reforçou que era para eu tomar os remédios assim que eu os recebesse na residência. E também ligar para a central de atendimento e agendar o teste PCR para detecção de coronavírus. Pediu para repousar e não sair de casa por 13 dias.”
Lilian recebeu o kit no mesmo dia da consulta. No dia seguinte, fez o teste pelo método RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, em português) para detecção do novo coronavírus. O resultado, que ficou pronto quatro dias depois, foi informado por uma atendente do convênio que ligou para saber como estava e se tinha tomado o medicamento. “Eu disse que somente tinha tomado a vitamina C. A mesma pessoa me informou que o resultado do teste tinha dado negativo. Perguntou se podiam recolher os medicamentos que eu não havia tomado. Pedi para ficar com as vitaminas”, disse.
“Acho que o plano deveria explicar melhor sobre os medicamentos enviados. Eu me senti como se quisessem fazer um teste comigo. Como o convênio prescreve hidroxicloroquina após uma consulta virtual de cinco minutos? Assim como eu, minha família e amigos ficaram receosos.”
Atendimento precoce
Procurada pelo jornal Estadão, a Prevent Senior, plano especializado em idosos, grupo de risco da doença, afirma que o “atendimento precoce de covid-19 tem sido adotado com resultados significativos de redução de internação e taxas de mortalidade” nos hospitais da rede.
Questionada sobre o envio do kit, que inclui hidroxicloroquina e azitromicina, além de vitaminas, aos pacientes após diagnóstico clínico virtual, a operadora justifica que “todos que recebem o kit assinam um termo concordando em receber os medicamentos em casa, sem qualquer custo adicional”.
A Prevent Senior diz ainda que os pacientes são atendidos e acompanhados por médicos da operadora e que “a utilização de qualquer remédio, mesmo após orientação médica, depende da vontade do paciente”.