Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

O primeiro ano de Lula deixa a lição de como é ou ainda será desafiador o processo de reestruturação. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Visita ao Egito

Com viagem marcada para a Cúpula Africana na Etiópia, em fevereiro, o presidente Lula pode estender sua rota no continente africano e visitar o Egito. O Itamaraty vem tentando articular um possível encontro bilateral do chefe do Executivo brasileiro com o líder egípcio Abdel Fattah El-Sisi e empresários locais.

Fiéis escudeiros

Parlamentares do PL defenderam o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, em meio às críticas de apoiadores após o líder partidário elogiar o presidente Lula. Os deputados e senadores destacaram o prestígio e relevância política de Valdemar, garantindo que ele não deixou o bolsonarismo de lado.

Lealdade garantida

Após a enxurrada de críticas de apoiadores, Costa Neto afirmou no sábado, nas redes sociais, que a recente fala sobre Lula está sendo tirada de contexto. Ele reiterou sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que “quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política”.

Sem alterações

O presidente Lula passou por uma bateria de exames neste final de semana, cumprindo um “checkup-geral” que realiza anualmente. A série de procedimentos de rotina, realizados no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, não apresentou alterações.

Alvo na Esplanada

Além de permanecer de olho no Ministério da Saúde de Nísia Trindade, o Centrão deve tentar também em 2024 ascender ao comando do Desenvolvimento e Assistência Social. A expectativa é de que o atual líder da pasta, Wellington Dias, seja alvo de tentativas de desgaste por partidos do meio para perder seu espaço na Esplanada.

Fim da reeleição

A retomada de trabalhos no Senado após o recesso parlamentar deve ser marcada logo nos primeiros dias pela discussão do projeto de lei que prevê o fim da reeleição para líderes dos Executivos do país. A proposta está na lista de prioridades do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deve pautar o texto na primeira semana de fevereiro.

Desoneração constitucional

O líder do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reconhece o direito do governo federal em questionar judicialmente a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, a qual o Planalto vem tentando reverter através de uma MP. Apesar do entendimento, o parlamentar afirma que o argumento de inconstitucionalidade não é válido, uma vez que a isenção tributária de empresas é reconhecida pelo STF.

Caminho alternativo

Frente à possibilidade de devolução da MP da reoneração, o Executivo federal vem tentando encontrar uma alternativa ao texto para enviar ao Congresso. O governo estuda avançar por algum caminho que viabilize o avanço da arrecadação desejada, mas contornando os ruídos junto a parlamentares que se opõem ao projeto.

Combate à tortura

O governo federal publicou na última semana a sanção da lei que institui o Dia Nacional de Combate à Tortura, em 14 de julho. A data, proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), faz alusão ao caso do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, sequestrado, torturado e morto na UPP da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Permanência na Esplanada

Lideranças do PSB vem estruturando um movimento de pressão contra o presidente Lula pela permanência de integrantes do partido nas equipes do Ministério da Justiça. A ação, liderada pela bancada da legenda na Câmara, ocorre após a saída de Flávio Dino da pasta, o que desfalcou sua presença na Esplanada.

Museu da Democracia

O site Repositório Digital para Construção do Museu da Democracia, do governo federal, atingiu, até sexta-feira, mais de 6 mil acessos. A plataforma recém instalada deve fornecer materiais para a construção do museu proposto pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em meio ao primeiro ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Guarda Nacional

Diálogos nos bastidores do Planalto indicam que há a possibilidade do governo federal reacender a ideia de criar uma Guarda Nacional. A possibilidade é objeto de recusa na cúpula das Forças Armadas, uma vez que os militares temem perder funções atuais para o potencial novo órgão.

Capital do Balonismo

O presidente Lula sancionou na quinta-feira um projeto de lei que reconhece o município de Torres, no Litoral Gaúcho, como a Capital Nacional do Balonismo. A designação, proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), ocorre em função do Festival Internacional de Balonismo, o maior da América Latina, promovido no município há mais de 30 anos.

Solidariedade ao RJ

O governador Eduardo Leite manifestou solidariedade à população do Rio de Janeiro atingida por fortes temporais no final de semana. Em uma publicação neste domingo, nas redes sociais, o líder estadual colocou o governo gaúcho à disposição para auxiliar os municípios fluminenses “no que for possível”.

Contratação de serviços

O governo gaúcho deve lançar nesta semana uma licitação para a contratação de empresa para serviços contínuos de mão de obra, operação e supervisão de unidades de saúde no RS. O processo visa preencher 62 postos de trabalho, a pedido da Secretaria Estadual da Saúde.

Ajuda habitacional

O secretário municipal de Habitação, André Machado, apresentou neste sábado o programa Compra Compartilhada aos moradores atingidos pela explosão de gás em um condomínio do bairro Rubem Berta, na Capital. O líder da pasta municipal reiterou o compromisso da prefeitura junto às famílias, garantindo que está de “portas abertas ao diálogo” com os impactados.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

10% é a alíquota inicial do imposto, já em vigor. (Foto: Reprodução)
Carro elétrico nos EUA. Chegou a hora de tirar da tomada?
Corre-corre
https://www.osul.com.br/panorama-politico-323/ Panorama Político 2024-01-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar