Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Parlamentares de seis partidos pedem abertura de processo contra o presidente do Banco Central no Senado

Compartilhe esta notícia:

Solicitação busca responsabilizar Campos Neto por um suposto descumprimento da lei que estabelece a autonomia do Banco Central

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Presidente do BC afirmou que reajuste da gasolina tem impacto direto sobre o IPCA. Petrobras anunciou nesta terça-feria (15) alta na gasolina e diesel. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Presidentes de seis partidos da base governista, incluindo o PT, estão levando à cúpula do Senado um pedido formal de abertura de “procedimento apuratório” sobre a conduta de Roberto Campos Neto à frente do BC (Banco Central).

A solicitação foi apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (05), e busca responsabilizar Campos Neto por um suposto descumprimento da lei que estabelece a autonomia do BC.

O documento foi articulado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e leva a assinatura de presidentes de outras cinco legendas: Carlos Siqueira (PSB), José Luiz Penna (PV), Luciana Santos (PCdoB), Heloísa Helena (Rede) e Juliano Medeiros (Psol). Também assinam a petição os líderes do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões, do PDT, André Figueiredo (CE), além de outros parlamentares.

Os signatários mencionam o artigo 1º da Lei Complementar 179 de 2021, que coloca, entre os objetivos do BC autônomo, “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

Eles pedem, no documento levado a Pacheco, que o Senado apure “a possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada de acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%, requisitando-se explicações técnicas, provisões concretas e demonstrações acerca da legalidade, motivação, impessoalidade e eficiência da política adotada”.

Segundo relatos feitos, a articulação foi encabeçada por Gleisi Hoffmann e busca a abertura de um processo que poderia redundar na perda de mandato de Campos Neto, que dura até o fim de 2024.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Definido modelo de concessão do Marinha e Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre
Foto: Divulgação Governo RS
Ex-governador gaúcho Ranolfo Vieira Júnior toma posse como vice-presidente e diretor de Operações do BRDE
https://www.osul.com.br/parlamentares-de-seis-partidos-pedem-abertura-de-processo-contra-o-presidente-do-banco-central-no-senado/ Parlamentares de seis partidos pedem abertura de processo contra o presidente do Banco Central no Senado 2023-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar