Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2022
Após um dia sem notificação de mortes por coronavírus (devido à subnotificação de casos no fim de semana), o Rio Grande do Sul registrou nesta terça-feira 12 novas perdas humanas para a doença, que chegam a 39.172 em 25 meses desde a chegada da pandemia ao Estado. O boletim da Secretaria da Saúde também adicionou 2.711 testes positivos, ampliando para 2,3 milhões o número oficial de contágios.
Os óbitos mais recentes abrangem uma faixa etária de 46 a 100 anos, com predomínio quase que total de idosos (11 das 12 vítimas) e são listados a seguir, em um perfil resumido (cidade de residência, gênero e idade).
– Santa Maria (mulher, 46 anos);
– Caxias do Sul (mulher, 65 anos);
– Novo Hamburgo (homem, 65 anos);
– Novo Hamburgo (homem, 71 anos);
– Pelotas (homem, 74 anos);
– Santana do Livramento (homem, 75 anos);
– Dom Pedrito (homem, 79 anos);
– Mata (homem, 80 anos);
– Caxias do Sul (homem, 82 anos);
– Taquara (homem, 85 anos);
– Porto Alegre (homem, 86 anos);
– Santa Maria (mulher, 100 anos).
Somente uma dentre todas as 497 cidades gaúchas ainda não registra qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que desde o início da pandemia (março de 2020) acumula 422 testes positivos, dos quais apenas um consta no relatório desta terça-feira.
No que diz respeito ao número geral de casos conhecidos, é importante fazer a ressalva de que a lista abrange indivíduos que se infectaram mais de uma vez, em momentos diferentes. Não há, porém, um detalhamento oficial sobre quantas pessoas se enquadram em tal situação.
Essas e outras informações podem ser conferidas no portal ti.saude.rs.gov.br, bem como em outras plataformas e redes sociais do governo gaúcho. Os dados estão sempre sujeitos a eventual atraso na atualização, mas proporcionam confiabilidade e passam por revisões constantes.
Outros indicadores
Dentre os registros de contágio conhecidos até agora no Rio Grande do Sul, em mais de 2,25 milhões (98% do total) o paciente já se recuperou. Outros 9.082 (menos de 1%) são considerados casos ativos (em andamento).
Esse contingente abrange desde os indivíduos assintomáticos que permanecem em quarentena domiciliar até pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva nos hospitais.
A taxa média de ocupação em tal de estrutura por adultos, aliás, estava em 65,9% no início da noite (contra 65,4% e 66,6% nos dois boletins anteriores), de acordo com o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.716 pacientes para 2.602 leitos da modalidade em todo o Estado.
Já as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid chegam a 122.700 (5% do total de testes positivos). O número diz respeito aos registros desde março de 2020, primeiro mês da pandemia no Rio Grande do Sul.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Os comentários estão desativados.