Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2018
Paulo Câmara, do PSB, foi reeleito neste domingo (7) governador de Pernambuco para os próximos quatro anos. Com 100% dos votos apurados por volta das 22h, ele conquistou 1,91 milhão, o que corresponde a 50,66% dos votos válidos, contra 36% de Armando Monteiro (PTB).
A reeleição de Câmara leva o PSB ao quarto mandato à frente do governo de Pernambuco, junto com as duas gestões do ex-governador Eduardo Campos, eleito em 2006 e reeleito em 2010.
Paulo Henrique Saraiva Câmara, 46 anos, é natural do Recife. Ele nasceu em 8 de agosto de 1972. É casado com Ana Luiza Câmara, com quem tem duas filhas, Clara e Helena. É formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pela mesma instituição de ensino, tornou-se especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública.
Aos 21 anos de idade, ingressou no Banco do Brasil como escriturário concursado, entre os anos de 1993 e 1994. Em 1995, ele ingressou no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e entrou para o governo estadual em 2007, como secretário de Administração do primeiro mandato de Eduardo Campos.
Em 2010, assumiu a secretaria de Turismo e, em janeiro do ano seguinte, a da Fazenda. Nesta última pasta, ficou até o início de 2014, quando foi indicado pelo partido para concorrer às eleições, nas quais foi eleito no primeiro turno, com 68% dos votos.
Antes da realização das convenções eleitorais, cogitava-se a candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo do estado, que foi aprovada pelo diretório estadual, mas barrada pelo nacional em prol do apoio a Paulo Câmara. Anteriormente favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, durante a campanha, Câmara afirmou ter sido um erro o apoio do PSB ao processo que derrubou a petista.
Paulo Câmara iniciou a campanha eleitoral em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e assim seguiu até este domingo (7).