Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain Shower

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Polícia Federal abriu 51 inquéritos por crimes eleitorais

Compartilhe esta notícia:

A operação de apoio à Justiça Eleitoral será mantida no segundo turno. (Foto: Reprodução)

A PF (Polícia Federal) apresentou um balanço da sua atuação no primeiro turno das Eleições Gerais 2018. A operação de apoio à Justiça Eleitoral, que será mantida no segundo turno, contou com a mobilização de 4 mil policiais federais.

Até às 20h deste domingo (7), nas ocorrências relacionadas a crimes eleitorais, foram registrados 220 termos circunstanciados e instaurados 51 inquéritos policiais. Além disso, 389 pessoas foram conduzidas à PF pela prática de infrações à legislação eleitoral. Foram realizadas 160 apreensões, totalizando R$ 480 mil em dinheiro e bens.

A Polícia Federal também informou que seguirá apurando, por meio dos respectivos inquéritos policiais, todos os casos de notícias falsas (fake news) que possam configurar infrações penais.

Promotores no RS

Promotores eleitorais em todo o Rio Grande do Sul fiscalizam o pleito realizado neste domingo, com o objetivo de verificar os locais de votação e possíveis casos de propaganda irregular.

Na Capital, o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, Rodrigo Zilio, visitou as seções eleitorais da Cadeia Pública de Porto Alegre, acompanhado do procurador regional Eleitoral, Luiz Carlos Weber. Cerca de 70 presos provisórios votaram na casa prisional. Também participou a promotora eleitoral Lucilene Falcetta.

Rodrigo Zilio visitou também a votação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Poa I, na Vila Cruzeiro, e na sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase). Internos votaram durante todo o domingo nas seções eleitorais das unidades.

No início da tarde deste domingo, o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral esteve no Foro Central da Capital, em que foi realizado o plantão para os crimes eleitorais, com o apoio de promotores de Justiça. Zilio ainda acompanhou a votação paralela realizada no campus da PUCRS, um evento realizado no mesmo dia das eleições, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, também esteve presente no Gabinete de Assessoramento Eleitoral para acompanhar a fiscalização do pleito e manter contato com a equipe da Segurança Institucional do MP-RS, que atuou em apoio neste domingo.

No interior do Estado, foram registradas ocorrências de propaganda irregular e de ilícitos eleitorais. Nos municípios de Estrela, Santana do Livramento e Portão, por exemplo, houve a apreensão de material de campanha em desacordo com as normas da legislação eleitoral.

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Paulo Câmara, do PSB, foi reeleito governador de Pernambuco
2.400 urnas eletrônicas apresentaram defeito e foram substituídas no País. No município gaúcho de Três Coroas, a votação teve de ser manual
https://www.osul.com.br/a-policia-federal-abriu-51-inqueritos-por-crimes-eleitorais/ A Polícia Federal abriu 51 inquéritos por crimes eleitorais 2018-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar