Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Rio Grande do Sul O reitor da UFRGS conquistou mais um mandato ao vencer a primeira eleição 100% on-line para o comando da Universidade

Compartilhe esta notícia:

Rui Oppermann e Jane Tutikian permanecerão no cargo até 2024. (Foto: Jaire Passos/UFRGS)

Após 15 horas de votação na internet, a maioria da comunidade acadêmica da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) concedeu mais um mandato ao professor Rui Oppermann no comando da Reitora da instituição, até 2024. Ele concorreu pela Chapa 2, mantendo a colega Jane Tutikian como vice, na primeira eleição totalmente totalmente on-line da história da instituição, por causa da pandemia de coronavírus.

O pleito registrou 15.725 votos (mais que o dobro do total computado na consulta de 2016), com a participação de 11.292 de estudantes, 2.605 professores e 1.828 técnicos-administrativos. Cada uma dessas três categorias têm um peso específico na eleição: 0.15 para os estudantes, 0.7 para os educadores e 0.15 para os funcionários habilitados. A nominata vencedora alcançou um índice de 0,387688.

Propostas concorrentes

– Chapa 1 (terceira colocada): com o slogan “A UFRGS precisa votar, a UFRGS precisa mudar”, Carlos André Bulhões Mendes (vinculado ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas) e Patrícia Helena Lucas Pranke (Faculdade de Farmácia) defendiam maior controle de despesas e a busca de novas fontes de financiamento.

“Nosso programa nasce de uma construção coletiva, fruto da experiência de vida diversa de ambos os candidatos”, ressalta um trecho da plataforma vencedora. Juntos, queremos seguir cumprindo seus compromissos com a comunidade universitária.”

– Chapa 2 (vencedora): o atual reitor Rui Vicente Oppermann (Faculdade de Odontologia) e sua vice Jane Fraga Tutikian (Instituto de Letras), ressaltaram as ações da atual gestão – iniciada em 2016 – durante a pandemia e outras iniciativas, sob o slogan “Experiência e Inovação na Gestão, Docência, Pesquisa e Extensão”.

– Chapa 2 (segundo lugar): sob o lema “Comunidade em movimento”, Karla Maria Müller (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) e Claudia Wasserman (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) ressaltaram a necessidade de mudanças no que apontam como “visão elitista” da maior instituição gaúcha de ensino superior, federalizada em 1950.

Perfil dos reeleitos

– Rui Vicente Oppermann (reitor): formado em Odontologia pela UFRGS em 1974 e doutor em Odontologia pela Universidade de Oslo (Noruega) em 1980, foi contratado inicialmente como professor horista em 1981 e foi aprovado em concurso público como titular em 1983. Atua como pesquisador nas áreas de Cariologia, Periodontia e Saúde Coletiva, desenvolvendo uma linha de pesquisa em eidemiologia clínica, populacional e saúde coletiva. Foi vice-reitor por duas vezes consecutivas de 2008 a 2016.

– Jane Fraga Tutikian (vice-reitora): professora titular no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFRGS, é graduada, mestre e doutora em Letras pela instituição. Concluiu o pós-doutorado na PUCRS (Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e dirigiu o Instituto de Letras entre 2009 e 2016.

(Marcello Campos)

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Campanha do governo do Estado destaca o atendimento a caminhoneiros na pandemia
A TV dos gaúchos! TV PAMPA comemora 40 anos e apresenta novidades
Deixe seu comentário
Pode te interessar