Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pelo menos 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não conseguem pagar as contas básicas em dia

Compartilhe esta notícia:

O total de idosos inadimplentes cresceu 10% em um ano, segundo a Serasa. (Foto: Freepik)

Pelo menos 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não conseguem pagar as contas básicas, como as de água, luz e gás, em dia, segundo uma pesquisa da Serasa Experian. Eles representam pouco mais de um terço dos 8,8 milhões de consumidores idosos que estão endividados. Ao todo, o País registrou, em julho, 61,6 milhões de inadimplentes.

As dificuldades dos mais velhos em pagar contas básicas podem ser explicadas, segundo especialistas, pelo alto desemprego e porque, nessa idade, consumidores não se enrolam tanto com bancos, como ocorre com os mais jovens.

Além disso, os economistas da Serasa apontam que, com a retomada da economia em ritmo lento, aposentados e pensionistas estão comprometendo a renda com empréstimos consignados para ajudar as famílias, o que diminui ainda mais a capacidade de pagamento.

O estudo da Serasa revela que o total de inadimplentes a partir dos 61 anos cresceu 10% na comparação com julho de 2017, quando o Brasil tinha 8 milhões de consumidores com essa idade endividados. Ao todo, essa população deve R$ 41,1 bilhões, e o valor médio do débito é de R$ 4.668.

Há 3,4 dívidas por idoso, o que soma 30,1 milhões de débitos. No índice geral, considerando os inadimplentes com até 60 anos, 28,5% têm dívidas com bancos e com cartões. Esse é o tipo de débito mais comum para essa população. As contas básicas ficam em segundo lugar, como principal motivo do endividamento para 19,4%.

Serasa Limpa Nome

Os consumidores que têm alguma pendência financeira podem negociar ou mesmo quitar as dívidas por meio de um site, o Serasa Limpa Nome. O serviço de negociação digital foi relançado pela Serasa. Os endividados que pretendem utilizar o serviço receberão descontos para facilitar a negociação tanto para quem deve quanto para quem vai receber.

De acordo com a entidade, mais de 61 milhões de pessoas estão em situação de inadimplência, e a expectativa é de que pelo menos 27 milhões fechem negociação para limpar o nome.

O gerente do Serasa Consumidor, Matheus Moura, comenta que a plataforma foi refeita e pensada muito voltada para utilização em smartphone. “Essas foram as melhorias e as novidades que a gente inclui na plataforma e com todas essas mudanças e mais empresas para fazer parceria a gente consegue atender, hoje, 27 milhões de pessoas”, diz.

Ainda segundo a instituição, o valor médio das dívidas dos brasileiros é de 4 mil reais. A operação Serasa Limpa Nome também pode ser feita em poucos minutos via computador ou tablet.

Os brasileiros ficaram mais endividados e inadimplentes em agosto, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostrou que o percentual de famílias com dívidas aumentou de 59,6% em julho para 60,7% em agosto, a segunda alta mensal consecutiva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A denúncia contra o presidente Temer começa a ser discutida na Câmara dos Deputados e o governo tem pressa para tentar engavetar a acusação de corrupção
O novo presidente do Supremo, Dias Toffoli, quer rediscutir o teto do funcionalismo
https://www.osul.com.br/pelo-menos-3-milhoes-de-brasileiros-com-mais-de-60-anos-nao-conseguem-pagar-as-contas-basicas-em-dia/ Pelo menos 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não conseguem pagar as contas básicas em dia 2018-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar