Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pelo menos 58 corpos já foram encontrados após o rompimento da barragem em Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

A tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho comoveu o País. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

As condições de resgate das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) pioraram neste domingo (27) e nenhum sobrevivente foi encontrado. Segundo o comandante da operação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eduardo Angelo, a chance de se localizar pessoas com vida a partir de agora é “bem pequena”.

Pelo menos 58 corpos já foram localizados, dos quais 19 identificados. Há 305 pessoas desaparecidas e 192 resgatadas. Neste domingo, as equipes de busca encontraram uma dificuldade adicional. A ameaça de ruptura de outra barragem, desta vez com água, suspendeu as operações de resgate por cerca de dez horas.

“Há possibilidade de se encontrar [pessoas] com vida sim. No entanto, a literatura que trata sobre esse assunto demonstra que a partir de 48 horas de empenho, a chance de encontrar vida é bem pequena. Existe [possibilidade]? Já aconteceu? Sim, já teve gente soterrada por mais de 30 dias, só que isso normalmente é um ponto fora da curva”, disse o comandante.

Na sequência, ele procurou dar uma palavra de esperança aos moradores. “Mas existe essa possibilidade sim e a gente trabalha com a possibilidade de que nós vamos encontrar pessoas com vida.” Angelo disse que os bombeiros não conseguiram chegar a vagões de trem que foram atingidos pela lama e que, segundo moradores, podem conter corpos ou sobreviventes.

“A gente não está conseguindo chegar. Porque à medida que nós vamos avançando na lama, a gente encontra corpos. A cada corpo encontrado, a gente faz o trabalho e retorna. Nós localizamos um ônibus. Mas quando estávamos para chegar nele, encontramos corpo, corpo, corpo. Hoje nós chegamos ao ônibus. Temos que fazer um trabalho de escavação nele.”

A partir desta semana, as condições de busca devem mudar. No sábado, com a lama úmida e chuva, os bombeiros tinham mais dificuldade de locomoção no terreno, e a maior parte do trabalho era feita com a ajuda de helicópteros. Desta segunda-feira (28) em diante, com a lama já mais sólida, serão usados cães farejadores.

Também poderão ser usados equipamentos de auxílio trazidos por uma missão de especialistas israelenses. Médicos cubanos que estão no Brasil, desmobilizados com o fim do programa Mais Médicos, também ofereceram ajuda.

Do Panamá, o papa Francisco manifestou solidariedade às vítimas. “Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil”, disse. “Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias.”

Para garantir o financiamento de ações emergenciais na área, a Justiça determinou o bloqueio de mais R$ 5 bilhões da Vale, proprietária da barragem. Somando-se às duas decisões judiciais anteriores, o total bloqueado chega a R$ 11 bilhões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

As redes sociais refletem a revolta com a tragédia em Brumadinho
Militares israelenses foram enviados ao Brasil para ajudar nas buscas em Brumadinho
https://www.osul.com.br/pelo-menos-58-corpos-ja-foram-encontrados-apos-o-rompimento-da-barragem-em-minas-gerais/ Pelo menos 58 corpos já foram encontrados após o rompimento da barragem em Minas Gerais 2019-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar