Domingo, 21 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Pesquisa: 58% dos brasileiros têm imagem negativa de Janja; 32%, positiva

Compartilhe esta notícia:

O índice da imagem negativa de Janja cresceu 18 pontos percentuais se comparado ao levantamento anterior.

Foto: Claudio Kbene/PR
O índice da imagem negativa de Janja cresceu 18 pontos percentuais se comparado ao levantamento anterior. (Foto: Claudio Kbene/PR)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tem uma imagem negativa para 58% dos brasileiros, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (11). Outros 32% têm imagem positiva da primeira-dama, enquanto 10% não souberam responder.

O índice da imagem negativa de Janja cresceu 18 pontos percentuais se comparado ao levantamento anterior, de outubro de 2024. Na ocasião, a percepção de Janja era mais positiva para a população brasileira (48%) do que negativa (40%).

O instituto ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi realizada por meio de recrutamento digital aleatório, em que os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação na internet em territórios geolocalizados.

Além de Janja, o levantamento também divulgou dados sobre a imagem das principais autoridades brasileiras, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ao todo, 44% dos brasileiros aprovam e 48% reprovam Tarcísio. No caso de Lula, o índice positivo é de 42% e o negativo é de 51%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa AtlasIntel foi feita em parceria com a Bloomberg e ouviu 3.125 brasileiros, por meio de um recrutamento digital aleatório, entre os dias 27 e 31 de janeiro. O índice de confiabilidade é de 95%.

Na pesquisa anterior da AtlasIntel, realizada em dezembro do ano passado, a imagem de Lula era aprovada por 51% e reprovada por 46%. Nos dois meses que antecederam a divulgação da nova pesquisa, o governo sofreu crises relacionadas à comunicação do governo, sobretudo a envolvendo a fiscalização do Pix pela Receita.

No mesmo levantamento de dezembro, Tarcísio tinha 50% de avaliação negativa e 46% positiva. Tanto a aprovação quanto a desaprovação recuaram dois pontos porcentuais, enquanto os que não sabem opinar sobre o governador paulista saltaram de 4% para 9%.

Após Tarcísio e Lula, os políticos que contam com os maiores saldos de aprovação da imagem são o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (42%), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (42%), o vice-presidente Geraldo Alckmin (41%) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (41%).

Segundo a AtlasIntel, a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é 38%, reprovada por outros 57%. Outros 5% não souberam opinar.

Bolsonaro não tem uma rejeição maior apenas do que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (77%), o ex-ministro da Integração Regional Ciro Gomes (66%), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (61%) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja (58%). O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), registraram os mesmos 57% de imagem negativa do ex-presidente.

Além do desempenho no saldo de imagem política, Tarcísio se sai melhor do que Bolsonaro em um eventual segundo turno contra Lula nas eleições de 2026. No cenário com o chefe do Executivo paulista, o petista teria 45,7% dos votos contra 44,7% do governador. Outros 9,6% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, ou não souberam responder.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

25 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcelo Neuri Haag
11 de fevereiro de 2025 22:52

Por que será que eu não estou espantado com isso? Aliás, estou: achei que seria bem mais que 58%… por sinal, como será que era o índice da Primeira Dama anterior?

Rogerio Zacher
11 de fevereiro de 2025 22:49

Vai ter que estudar mais sobre economia…

Vanderlei Ochoa
11 de fevereiro de 2025 22:42

Por quê a mídia não se preocupa em fazer um levantamento sobre o povo faminto do Brasil. O AGRO recebe dinheiro público para as safras e vende o arroz a 6,50 Real. Aí sim começaremos a acreditar que essa mídia está fazendo o papel que deveria fazer.

Rogerio Zacher
12 de fevereiro de 2025 18:10

Nossa ficou nervoso! Pra você que gosta de nada…você gosta do PT, partido dos trouxas…O Zé cachaça é ladrão sim…

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 16:46

Todo homem de sucesso é taxado de veado, corno ou ladrão. Ainda bem que tu chama o Lula de ladrão, seu corno.

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 16:46

Todo homem de sucesso é taxado de veado, corno ou ladrão. Ainda bem que tu chama o Lula de ladrão, seu corno.

Rogerio Zacher
11 de fevereiro de 2025 22:48

Eu também não confio na dama de luxo, pois uma mulher de respeito não vai na cadeia casar com um Ladrão…

Vanderlei Stefani
11 de fevereiro de 2025 23:27

58% de invejosos

Vanderlei Stefani
11 de fevereiro de 2025 23:29

Faz uma pesquisa sobre o arreganho da Micheque e o maquiador kkkkkkkk

Fernando Krause
12 de fevereiro de 2025 00:01

Lulopetismo derretendo igual manteiga rançosa e podre no calor…

Braulio Leandro De Facci
12 de fevereiro de 2025 00:07

Ela não tem perfil, classe e educação para ser primeira Dama. Me diz com quem andas e te direi quem és.

Anderson Cardoso da Silva
12 de fevereiro de 2025 00:54

Saudade da dna Mar
O que ela vai fazer no vaticano ?
Dançar pro Papa ?

Jorge Bressan
12 de fevereiro de 2025 00:55

As vandecas conseguiram transformar até
O maquiador da Michele em Hétero.kkkkk

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 09:25

Bem coisa da direita golpista. Odeiam as mulheres…

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 09:25

Bem coisa da direita golpista. Odeiam as mulheres…

Artur Borba
12 de fevereiro de 2025 01:23

A boqueteira internacional tá arregassada

Miltch Mitch
12 de fevereiro de 2025 01:24

Mas esperava o que. Isto dormia no acampamento, em frente a prisão do 9 dedos. Volta e meia ia lá para dar umazinha.
Virou primeira coisa. Assim como um condenado virou presidente

Bidio Rosa
12 de fevereiro de 2025 08:43

Cuanto Ódio de Mulher?

Marcelo Neuri Haag
12 de fevereiro de 2025 10:05
Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 09:24

Qual a imagem que o povo tem da mídia golpista?

Antonio Pires de Avila
12 de fevereiro de 2025 09:54

Pesquisa e publicação, nada de verdade pesquisada na publicação.

Jorge Schröder
12 de fevereiro de 2025 10:58

Atitude Nobre de uma pessoa sair da z…, o problema é quando a z… não sai da pessoa. Afinal 30% é o número ofical de aloprados no Brasil, se o Luís mijar é champagne e se cagar é mousse….

Carlos Santana
12 de fevereiro de 2025 14:53

Tiraram ela da Z, mas a Z nao saiu dela.

Vanderlei Stefani
12 de fevereiro de 2025 18:33

Se a Janja fosse uma galinha trambiqueira igual a ex, a extrema direita aplaudiria.

Vanderlei Stefani
12 de fevereiro de 2025 18:53

Micheca Bolsonaro não participa da posse de Trump e vai passear
Em vexame, esposa de Bolsonaro fica de fora do que de fato interessa. Alguns “papagaios de pirata”, muitos com dinheiro público, foram sem convite bajular novo presidente dos EUA

Onda de calor: sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias em todo o País
“Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres ganham prêmios no Gold Derby Film Awards
Pode te interessar
25
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x