Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pesquisadores brasileiros descobrem nova espécie de abelha

Compartilhe esta notícia:

A nova espécie foi encontrada em uma fazenda em Água Fria de Goiás (GO)

Foto: Divulgação/Bayer
A nova espécie foi encontrada em uma fazenda em Água Fria de Goiás (GO). (Foto: Divulgação/Bayer)

Uma nova espécie de abelha foi descoberta em uma fazenda em Água Fria de Goiás (GO). Segundo pesquisadores, ela pode ser facilmente identificada por características físicas, como o padrão de manchas faciais e a cor amarelo-mel das pernas.

A descoberta da nova espécie, batizada de “ceratina (Ceratinula) fioreseana”, foi divulgada nesta semana. Conforme os profissionais da Bayer responsáveis pela identificação, essa abelha é classificada como solitária, por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.

A empresa explicou que a espécie mais próxima da abelha descoberta em Goiás é encontrada no Nordeste brasileiro. O inseto “goiano” tem genitália masculina diferenciada.

De acordo com os pesquisadores, o primeiro nome dado à nova espécie – ceratina – segue as normas de taxonomia zoológica para nomenclatura, e o segundo – fioreseana – é em homenagem à família Fiorese, proprietária da fazenda onde a abelha foi encontrada. A propriedade tem plantações de soja, milho, feijão, trigo e sorgo em seus 2.700 hectares.

Conforme a empresa, a fazenda faz parte de um programa de agricultura sustentável da Bayer, realizado desde 2017 na propriedade. Desde então, foi firmada uma parceria entre o pesquisador Heber Luiz Pereira, da HP Agroconsultoria, e a Bayer.

O especialista monitorou a diversidade de polinizadores no entorno de uma lavoura de soja e implementou sete apiários e três hotéis de abelhas, que são estruturas de madeira desenvolvidas para as abelhas solitárias poderem construir seus ninhos, o que facilitou o monitoramento delas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aposta do Rio Grande do Sul ganha mais de R$ 6,3 milhões na Timemania
Proposta de orçamento para o Ministério do Meio Ambiente é a menor em 21 anos, aponta relatório
https://www.osul.com.br/pesquisadores-brasileiros-descobrem-nova-especie-de-abelha/ Pesquisadores brasileiros descobrem nova espécie de abelha 2021-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar