Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Planeta cor de rosa pode ser um dos mais bonitos já descobertos pela NASA

Compartilhe esta notícia:

GJ 504b e a sua estrela semelhante ao Sol estão a cerca de 57 anos-luz da Terra. (Foto: Divulgação)

A NASA (agência espacial americana) continua a mostrar suas mais recentes descobertas. Agora, divulgou um interessante planeta gigante gasoso conhecido como GJ 504b. Este é sem dúvida um daqueles planetas dignos de atenção, graças ao que a NASA diz ser uma linda luz rosa.

Conforme é explicado, o gigante gasoso tem aproximadamente o mesmo tamanho de Júpiter, embora várias vezes mais denso. No entanto, ainda é o planeta de menor massa já descoberto orbitando diretamente uma estrela como o nosso Sol. O fato de ter uma cor rosa deve-se à sua formação relativamente recente.

Sabemos que os planetas tendem a ser muito quentes durante a sua formação e permanecem quentes durante algum tempo. Pode levar centenas de milhões de anos para os planetas arrefecerem, no entanto, o GJ 504b ainda não teve muito tempo.

A sua formação deu-se há cerca de 160 milhões de anos, o que faz dele ainda um astro muito quente e com um brilho intenso. A NASA comparou a sua cor rosa a “uma flor de cerejeira escura”.

“GJ 504b é cerca de quatro vezes mais denso que Júpiter e tem uma temperatura de cerca de 237ºC. Orbita a estrela G0 GJ 504, que é ligeiramente mais quente que o Sol e é vagamente visível ao olho sem ajuda na constelação de Virgo. A estrela está a 57 anos-luz de distância e os investigadores estimam que o sistema tem cerca de 160 milhões de anos, com base em métodos que ligam a cor e o período de rotação da estrela à sua idade.”

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Empresa de celulares Realme alcança 100 milhões de usuários e já está no Brasil
Cinco plantas para adotar na sua decoração
Deixe seu comentário
Pode te interessar