Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Por causa do coronavírus, a Anvisa intensifica a desinfecção de aeronaves que chegam em aeroportos brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Na China, surto de pneumonia provocada pelo coronavírus causa comoção. (Foto: Reprodução)

Uma reunião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira, redefiniu protocolos de limpeza e desinfecção de aeronaves diante do surto de coronavírus na China. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a reunião esclareceu a comunidade aeroportuária sobre a situação do vírus e ressaltou as orientações de limpeza para evitar possível contágio.

Segundo o balanço mais recente, foram registrados ao menos 1.372 casos de infecção e 41 mortes por complicações da doença na China.

No Brasil, um caso suspeito foi identificado em uma mulher de 35 anos, em Belo Horizonte, porém descartado na quinta-feira pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais. Ela foi internada com sintomas respiratórios de infecção, após passar por Xangai. Oficialmente, o Ministério da Saúde não registrou nenhum caso do vírus no Brasil até agora.

No entanto, explica a Anvisa, o Brasil tem adotado medidas de proteção. A agência informou que está orientando equipes que trabalham em portos, aeroportos e fronteiras sobre a detecção de casos suspeitos, ressaltando a utilização de equipamento de proteção individual.

Ainda de acordo com a Anvisa, o fornecimento de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores deve ser fornecido pelas companhias aéreas.

O protocolo de desinfecção das aeronaves deve ser executado em todo o país, mas aeroportos com maior fluxo de passageiros internacionais, como o de Guarulhos, estão sendo acompanhados mais de perto. No caso de voos que chegam direto da China, explica a Anvisa, agentes estão acompanhando o desembarque para orientar sobre os sintomas do coronavírus.

Além de intensificar os protocolos de limpeza e desinfecção das aeronaves e dos terminais, serão divulgados informes sonoros diariamente com orientações sobre o vírus. O alerta informa sobre os sintomas, como se proteger e o que fazer em casos suspeitos. Além da Anvisa, estavam na reunião as companhias aéreas, empresas instaladas no aeroporto e órgãos de saúde de São Paulo.

O que é o coronavírus?

O vírus que surgiu na província de Wuhan, no centro da China, no fim do ano passado, se espalhou para metrópoles chinesas como Pequim e Xangai, além de Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul e Japão. Na sexta-feira dois casos foram confirmados na França. A maior parte dos diagnósticos aconteceu nos últimos dias.

Os sintomas são nariz entupido, tosse, garganta inflamada, mal estar, febre e dor de cabeça. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a maior parte das pessoas contrai algum tipo de coronavírus durante a vida, e tende a se curar em poucos dias.

Mas algumas variantes do coronavírus podem afetar gravemente o sistema respiratório, causando pneumonia, sobretudo em pessoas muito jovens ou idosos, em portadores de doenças cardiopulmonares ou em pessoas com sistema imunológico debilitado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A única forma de dividir o Ministério da Justiça é indicar Sérgio Moro ao Supremo, dizem aliados
A rainha da Inglaterra assinou com uma semana de antecedência o acordo para que o Reino Unido se separe da União Europeia
https://www.osul.com.br/por-causa-do-coronavirus-a-anvisa-intensifica-a-desinfeccao-de-aeronaves-que-chegam-em-aeroportos-brasileiros/ Por causa do coronavírus, a Anvisa intensifica a desinfecção de aeronaves que chegam em aeroportos brasileiros 2020-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar