Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Ministério da Saúde mandou para o Amapá doses da vacina da AstraZeneca destinadas ao Amazonas

Compartilhe esta notícia:

Carregamento com 78 mil doses de vacina da covid-19 que chegou ao Amapá era para ter ido para o Amazonas. (Foto: Secom/GEA)

O Ministério da Saúde trocou as remessas de vacina contra covid-19 e enviou a carga de 78 mil doses do imunizante de Oxford que deveria ser enviada ao Amazonas para o Amapá. Com isso, o Amazonas, que vive uma crise em seu sistema de saúde, recebeu apenas as 2 mil unidades que seriam remetidas ao Estado vizinho.

Nessa quarta-feira (24), a pasta iniciou a distribuição de 1,2 milhões de doses de CoronaVac e 2 milhões de doses da vacina de Oxford. O Ministério orientou ainda que os Estados e municípios reservem doses da CoronaVac para garantir a segunda aplicação do imunizante e completar o ciclo vacinal. A recomendação contrariou fala anterior do próprio ministro da saúde, Eduardo Pazuello, que em reunião com prefeitos orientou a utilização de todas as doses.

O informe técnico disponibilizado pelo Ministério da Saúde mais cedo apontava que o Amazonas deveria receber 78 mil doses da vacina de Oxford e 42 mil da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Já o Amapá deveria receber 2 mil doses da vacina de Oxford e 800 da CoronaVac.

A troca de remessas foi noticiada pela “Folha de S. Paulo”. Ao jornal, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que a partir das entregas de fevereiro, o Estado terá um “fôlego” para que a vacinação possa durar por 15 dias.

Os imunizantes que desembarcaram no início da tarde nos dois estados chegaram ao Brasil na terça-feira (23), num lote de 3,2 milhões de doses de vacinas.

Com o recebimento, o Amapá prevê aumentar cobertura dos profissionais de saúde e deve permitir o avanço na imunização de idosos, avançando na faixa etária entre 80 e 85 anos.

Em Macapá, capital do Estado, que suspendeu a vacinação em postos de saúde, a coordenação de imunização aguarda o recebimento das doses para planejar a retomada aos grupos prioritários, principalmente os idosos, que estão sendo imunizados na faixa de 83 anos ou mais.

Idosos de outras faixas etárias serão contemplados a partir da chegada de novas doses. Para ser vacinado na capital, o usuário com 60 anos ou mais já pode realizar o pré-cadastro.

Correção

O Ministério da Saúde admitiu que errou e trocou a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá nessa quarta. Em nota, a pasta afirmou que imunizantes seriam transferidos entre os Estados na madrugada desta quinta-feira (25).

“O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas reservadas aos estados nesta quinta etapa de distribuição de vacinas. O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil”, declarou em nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A criação de vagas temporárias de emprego cresce 37%. A Páscoa deve gerar 42 mil novos postos
A dívida pública subiu quase 1% em janeiro e passou dos 5 trilhões de reais
https://www.osul.com.br/por-engano-o-ministerio-da-saude-mandou-doses-da-vacina-da-astrazeneca-do-amazonas-para-o-amapa/ O Ministério da Saúde mandou para o Amapá doses da vacina da AstraZeneca destinadas ao Amazonas 2021-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar