Sábado, 19 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 3 de março de 2025
Embate entre família Bolsonaro e Supremo ganha novo capítulo após PT solicitar à Corte que filho de Jair Bolsonaro seja impedido de deixar o País.
Foto: ReproduçãoO embate entre a família Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou um novo capítulo após parlamentares do PT solicitarem à Corte que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregue seu passaporte à Polícia Federal (PF) e seja impedido de deixar o País. No pedido, os petistas acusam o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de cometer crime de lesa-pátria.
Em resposta, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, encaminhou o caso para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Eduardo, por sua vez, insinuou que a ação se trata de um jogo combinado contra ele.
A notícia-crime foi protocolada no STF na quinta-feira, 27, pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG). No mesmo dia, os parlamentares enviaram uma representação à PGR, e o PT acionou o Conselho de Ética da Câmara contra Eduardo Bolsonaro.
Na peça enviada ao STF, os petistas afirmam que, desde a posse de Donald Trump em janeiro, Eduardo Bolsonaro esteve nos Estados Unidos três vezes para articular, com congressistas norte-americanos, um projeto de lei que visa atacar e constranger o STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes.
“A prática, potencialmente criminosa, configura uma verdadeira tentativa de constranger não só um integrante de um dos Poderes da República, mas o próprio Poder Judiciário nacional que irá apreciar, se for o caso, as ações penais que envolvem o pai do noticiado (Eduardo Bolsonaro) e seu entorno”, diz o documento.
A notícia-crime foi apresentada no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos (INQ 4879), sob relatoria de Moraes. Ao receber a solicitação, o ministro poderia rejeitar o pedido ou encaminhá-lo à PGR, responsável por emitir parecer sobre a abertura de investigação contra parlamentares. Moraes optou pela segunda alternativa e concedeu cinco dias para que a PGR se manifeste.
A PGR pode recomendar o arquivamento ou a continuidade do caso. Embora não seja vinculante, o parecer costuma ter peso na decisão do Supremo. Medidas cautelares contra parlamentares exigem aprovação da respectiva Casa Legislativa (Câmara ou Senado) em até 24 horas, caso impeçam ou dificultem diretamente o exercício do mandato.
A entrega de passaporte, entretanto, não deve se enquadrar nessa categoria. Em 2017, o então senador Aécio Neves (PSDB-MG) entregou seu passaporte à PF sem necessidade de prévia aprovação do Legislativo.
Jogo combinado
Ao se manifestar sobre o tema, Eduardo afirmou acreditar que seu passaporte será retido por decisão de Alexandre de Moraes, o que o impediria de realizar viagens aos Estados Unidos.
Questionado no domingo (2), o deputado afirmou que há um “jogo combinado” entre Moraes, PT e PGR, e que a “maior probabilidade” é que seu passaporte seja apreendido. Ele disse ainda que a medida facilitaria o monitoramento e o cumprimento de uma eventual ordem de prisão contra ele.
“Os deputados do PT fazem a narrativa, o Alexandre de Moraes puxa para ele dizendo que trata-se de mais um caso do 8 de Janeiro, manda para a Procuradoria-Geral da República, depois manda um recado ou fala diretamente com o Paulo Gonet e diz ‘olha, aceita aí para não ficar tão feio parecendo que sou só eu perseguindo o Eduardo”, disse, em entrevista ao canal Programa 4 por 4 no YouTube. (Estadão Conteúdo)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
É POR ISSO QUE QUEREM TIRAR ELE DE CENA:
PT quer ‘barrar’ Eduardo Bolsonaro de assumir comando do comando da Comissão de Relações Exteriores da Câmara…
Teriamos acesso a todos os acordos secretos, os crimes, cometidos pelo LULADRÃO,contra o BRASIL….
Acordos secretos, entregando o BRASIL , para a China, Venezuela… e por aí vai…
Acordos criminosos , nas áreas, NUCLEARES, SATELITE, WEB…etc..etc..
O filho de Queiroz tá igualzinho D. Quixote… kkkkkkkk
Na Venezuela também a opositora do Maduro queria sair para denunciar as atrocidades e perseguições a ela e sua família. Foi presa e perseguida. “Quem não deve, não teme”. É só provar que o denunciante está errado… Mas ele tem que ser impedido porque…contra FATOS, não há argumentos. Esse des-governo hipocrita e enganador que já conseguiu tomar conta de tudo e todos… e dominar a mente de gente fraca e indefesa faz com que sempre tenha adoradores e apoiadores. Gente que se nega acreditar que esse meliante ladrão foi CONDENADO em três instâncias do Judiciário e mesmo devolvendo parte de… Leia mais »
Porque Eduardo está sendo cogitado há assumir una secretaria do congressos. Aí um cheirador de pó petista pra levantar sua moral entra com ação de lesa-pátria contra um dos bolsonaros. Aí que se vê o ódio a perseguição política contra pessoas que não aceitam este governo falido e corrupto. Porque não investigam a dama fenda funda que viajou pra Roma ver o comunista católico gastando mais de 300 mil junta com seus asseclas ?
Bananinha é um inútil completo forjado na mentira e nos crimes de peculato, sua única utilidade é escancarar que as rachadas terceirizadas do Queiroz, produziram 2 filhos carecas. É A CARA DO QUEIROZ QUANDO MAIS NOVO.