Domingo, 25 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre ganha a primeira “prefeita da praça”, título concedido ao cidadão que cuida dos espaços públicos

Compartilhe esta notícia:

Melo entregou uma medalha e um diploma à moradora do bairro Menino Deus Rose Machado

Foto: Mateus Raugust/PMPA
Melo entregou uma medalha e um diploma à moradora do bairro Menino Deus Rose Machado. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou, nesta quinta-feira (17), o decreto que cria a função de “prefeito da praça”. No mesmo ato, foi nomeada a primeira ocupante do cargo.

Rose Machado, moradora do bairro Menino Deus, recebeu o crachá e o certificado que lhe concede o título de “prefeita da praça” Álvaro Coelho Borges, localizada na rua Botafogo. Ela também teve o nome publicado no Diário Oficial de Porto Alegre.

“Se não há cuidado, os desocupados tomam conta das nossas praças. Espaço público é lugar de convivência, de convívio, de família. A prefeitura faz sua parte, mas precisamos da ajuda de todos. Quanto mais moradores seguirem o exemplo da Dona Rose, melhor nossa cidade fica”, disse Melo.

O título será dado a todo cidadão que cuidar de um espaço público, contribuindo para o embelezamento do local. O cargo é voluntário. O “prefeito da praça” será responsável por zelar pelos equipamentos públicos, acompanhar serviços de manutenção, comunicar ao poder público ou adotante eventuais problemas, além de buscar parceiros que possam contribuir com a conservação do espaço.

Desde 1979, Rose mora ao lado da praça Álvaro Coelho Borges. Da janela de casa, ela observa tudo o que acontece no espaço público e está sempre pronta para mobilizar os vizinhos em busca de melhorias para o local.

“Eu moro há 42 anos aqui na frente e à noite fico olhando para a praça. Ver como ela está hoje é muito gratificante. Vou continuar guerreando, pedindo ajuda a este bem público, que é de todos. Agora, como prefeita da praça, quero ver esse espaço cada vez mais valorizado e conservado”, afirmou Rose.

Foram nomeadas como “secretárias da praça” as moradoras Valquiria Serrano e Tereza D’Avila. O local também recebeu doações por parte da Cootrapiva: 80 litros de tinta, brita, cinco lixeiras e reparos em um poste.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente da CPI da Covid diz que vai pedir à Justiça condução coercitiva de empresário e retenção de passaporte
Mais de 220 aves silvestres são apreendidas em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar