Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre continua líder entre as capitais com maior vacinação contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Até esta sexta-feira, proporção era de quase 33% dos residentes na cidade. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Dados oficiais apontam que Porto Alegre mantém a liderança entre as 27 capitais brasileiras no que se refere à proporção de contemplados com a imunização completa contra o coronavírus. Na noite desta sexta-feira (23), o índice estava em 32,8% (488.564 pessoas), tanto para os imunizantes de dupla etapa (Coronavac, Oxford e Pfizer) quanto para o de aplicação única (Janssen).

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esta é a sétima semana consecutiva em que a cidade se mantém no topo da estatística. O parâmetro utilizado é a ferramenta LocalizaSUS, atualizada constantemente pelo Ministério da Saúde.

Comparando com capitais da Região Sul, Curitiba (PR) está em nono lugar com 18,6%, e Florianópolis aparece em vigésimo com 14,4%. O Rio de Janeiro está na quarta posição com 22,5%, São Paulo ocupa o sétimo lugar com 20,6% e Brasília consta em vigésimo-primeiro na lista, com 14,2%.

O levantamento leva em consideração todos os habitantes da capital gaúcha, independente de estarem incluídos entre a chamada “população vacinável” – com idade a partir de 18 anos ou adolescentes com comorbidades. Se levados em consideração apenas esse segmento específico, o índice de imunização está em 43%.

Cabe salientar, nesse caso, que o termo “imunizado” inclui quem acabou de receber a segunda injeção ou a dose única, mesmo que precise aguardar o período indicado para atingir tal condição – o prazo varia conforme o fármaco recebido.

Rio Grande do Sul

Em âmbito estadual, o esquema completo de imunização contempla até agora quase 2,51 milhões de gaúchos. Isso representa 24,5% da população geral do Rio Grande do Sul (11,3 milhões de indivíduos), índice que coloca o Estado em segundo lugar pelo critério proporcional. O líder do ranking nesse âmbito é o Mato Grosso do Sul, com 30,8%.

Com a primeira dose dos imunizantes de dupla etapa, por sua vez, são mais de 5,92 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul já receberam a primeira dose, o que representa 54,5% da população geral dos 497 municípios.

No caso específico da Janssen, as aplicações – iniciadas no dia 26 de junho – já contemplaram 284.053 gaúchos. A informação consta na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada diariamente por meio das redes sociais e de link específico no site estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre mantém neste fim de semana a vacinação contra covid para a faixa etária a partir de 31 anos
Seiscentas pessoas são esperadas para evento teste acompanhado pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar