Sábado, 15 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre terá chuva intensa, raios, vendavais e granizo a partir desta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Acúmulo de água atingiu vias movimentadas como a Erico Verissimo. (Foto: Maria Ana Krack/Arquivo PMPA)

Entre a madrugada desta sexta (17) e o final da noite da próxima terça-feira, Porto Alegre deve enfrentar um período prolongado de instabilidade meteorológica, com chuvas intensas e vendavais. A informação é da Defesa Civil municipal, que menciona a possibilidade de acumulados de 150 milímetros, rajadas de até 80 km/h, raios e queda de granizo em alguns pontos da Capital.

O contexto pode favorecer alagamentos temporários, sobretudo em áreas urbanas mais suscetíveis, além de favorecer a elevação gradual dos níveis dos arroios e, posteriormente, do Lago Guaíba, em função das precipitações previstas nas cabeceiras das bacias do Jacuí e do Taquari-Antas.

Também há alto potencial para ocorrências pontuais em áreas de encosta, especialmente em locais suscetíveis à erosão, assim como para queda de árvores e galhos. O cenário é atribuído à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada ao avanço de uma frente fria, conforme relatado no portal prefeitura.poa.br.

No sábado (18) o destaque passará a ser a intensificação dos ventos, com rajadas em torno de 70 km/h durante o dia e que podem atingir 100 km/h em pontos isolados ao longo da noite. A chuva retornará nas últimas horas do dia novamente com chance de raios e granizo.

Para os dias seguintes, a previsão é de chuva persistente, com acumulados de aproximadamente 135 milímetros no período – cerca de 40 mm no domingo, 50 mm na segunda e 45 mm na terça. As precipitações poderão ser novamente acompanhadas de descargas elétricas, granizo e vendavais

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os canais oficiais da Prefeitura, evitar deslocamentos durante períodos de maior intensidade da chuva e do vento, não transitar por áreas alagadas e manter distância de árvores, postes e estruturas que possam ser afetadas pelas rajadas. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelo telefone 199. Já o número do Corpo de Bombeiros é 193.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Projeto pode permitir enterro de pets junto aos tutores em Porto Alegre
Eventos esportivos e shows alteram trânsito em Porto Alegre neste fim de semana
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x