Terça-feira, 02 de Junho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Brasil Postos de combustíveis e restaurantes de estradas são considerados essenciais para o transporte de alimentos durante a pandemia de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Caminhoneiros estavam enfrentando dificuldades para se alimentar e obter serviços básicos

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Caminhoneiros estavam enfrentando dificuldades para se alimentar e obter serviços básicos. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Portaria publicada pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (27) considera postos de combustíveis e restaurantes em estradas como estruturas essenciais para permitir o transporte de alimentos e insumos agrícolas em tempos de coronavírus.

A medida, que visa garantir o funcionamento de tais estabelecimentos, foi publicada diante de reclamações de que muitos caminhoneiros estavam deixando de trabalhar ou enfrentando dificuldades para se alimentar, ou mesmo para obter serviços básicos, como borracharias, diante das medidas restritivas para combater a Covid-19.

Lojas de conveniência, locais para pouso e higiene, “com infraestrutura mínima para caminhoneiros e para o tráfego de caminhões ao longo de estradas e rodovias de todo o País” também foram considerados serviços essenciais.

A determinação do ministério também considera como essenciais portos, entrepostos, ferrovias e rodovias municipais, estaduais e federais, para escoamento e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários.

Em reunião com secretários estaduais na véspera, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, havia pedido a colaboração dos Estados para garantir o abastecimento de alimentos e a manutenção dos serviços essenciais, para que a cadeia produtiva funcione durante a crise do coronavírus.

Segundo a portaria, também são essenciais estabelecimentos de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários, estabelecimentos para produção de insumos agropecuários (fertilizantes, defensivos, sementes e mudas, suplementação e saúde animal, rações e suas matérias primas), além de estabelecimentos para fabricação e comercialização de máquinas, implementos agrícolas e peças de reposições.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em uma semana, o Brasil registrou nove vezes mais internações por problemas respiratórios do que a média
Papa reza sozinho e concede indulgência plenária
Deixe seu comentário
Pode te interessar