Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Clara Lapa Precisamos fazer o teste da Covid-19

Compartilhe esta notícia:

País contabiliza 605.880 óbitos e 21.734.889 casos de coronavírus desde o início da pandemia. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Entrando no terceiro mês de quarentena, saturados de reportagens sobre a Covid-19, temo que ainda não tenhamos aprofundado um tópico desse assunto: as testagens.

Muito se fala sobre isolamento, sobre a crise econômica, sobre falta de estrutura, mas pouco se fala sobre as testagens.

Quando ouvi pela primeira vez a estratégia de “achatamento da curva”, achei interessante e fiquei esperançosa. Posteriormente, contudo, fiquei preocupada. Se a curva de contaminações não crescer verticalmente, ela tende a crescer horizontalmente. E o que isso significa?

Que vamos passar ainda mais tempo sob a ameaça da Covid-19 e os efeitos econômicos negativos da quarentena.

Sabemos a importância de não nos expormos (e principalmente de não expormos os grupos de risco) às chances de contrair o vírus, mas como saberemos qual é a hora de acabar com as restrições?

Seguindo o raciocínio de que uma pandemia só termina quando uma boa parte da população já está imunizada, só saberemos que é seguro abandonar as medidas de proteção quando testarmos boa parte da população.

Poucos sabem, mas existem dois tipos de teste no mercado. Resumindo os seus funcionamentos, temos o PCR, que nos indica se a pessoa está com o vírus naquele momento, e temos o teste imunológico, que revela se já estamos imunes ao vírus.

Tenho falado com inúmeras pessoas que acham que já se contaminaram, mas não confirmaram essa suposição. Muitas pessoas que voltaram de viagem no final das férias escolares e ficaram doentes já podem estar imunes e ainda não saber.

Em Porto Alegre, vários laboratórios já estão coletando ambos os testes e dando o resultado em poucos dias. A maior parte dos infectados com o coronavírus não apresentará sintomas.

Se você acha que já foi contaminado, converse com o seu médico. Se possível, faça o teste e, caso indique que você já tenha imunidade, certifique-se de que o resultado seja reportado corretamente para que apareça nas estatísticas.

Termos dados corretos do número de casos nos permite entender em que momento estamos da quarentena e traçar estratégias mais seguras.

Estamos passando por tempos sombrios, mas, com conhecimento e cidadania, vamos iluminando essa escuridão e superaremos mais este desafio.

 

Clara Lapa – médica, empresária e associada do IEE.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Clara Lapa

Jair Bolsonaro critica intromissão do STF: “só se eu fosse um rato para entregar o telefone”
Como seria o comercial da uni-anti-intelectualista
https://www.osul.com.br/precisamos-fazer-o-teste-da-covid-19/ Precisamos fazer o teste da Covid-19 2020-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar

sem nada para mostrar