Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

Porto Alegre Prefeitura convida população de Porto Alegre para mutirão de limpeza na orla do Guaíba neste sábado

Compartilhe esta notícia:

Voluntários vão receber sacos de 100 litros para coleta de resíduos em geral descartados irregularmente no local.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Voluntários vão receber sacos de 100 litros para coleta de resíduos em geral descartados irregularmente no local. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Este sábado (16) será de limpeza na Orla do Guaíba, um dos cartões-postais de maior evidência de Porto Alegre. A prefeitura está convidando a população para participar de um mutirão, das 9h às 12h, desde o Museu Iberê Camargo até o estádio Beira-Rio. Os voluntários vão receber sacos plásticos de 100 litros para a coleta de resíduos que em geral são descartados irregularmente no local. Uma equipe do DMLU (Departamento Municipal de Água e Esgotos) dará suporte aos participantes para o recolhimento correto do lixo, com a participação de seis garis. Dois caminhões e uma motosserra também vão auxiliar na limpeza.

O prefeito Sebastião Melo chama esta iniciativa de “limpeza pedagógica” na Orla. “O exercício da cidadania é um comprometimento de todos com a Capital. Se cada um fizer o bem um pouco, podem ter certeza de que a cidade melhora”, afirma.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, diz que o mutirão é uma ação que faz parte das metas do governo de melhorar os cuidados com a cidade. “Demonstra a cooperação entre o poder público e a comunidade. Queremos mostrar que os porto-alegrenses também têm que fazer a sua parte, cuidando, fiscalizando e realizando o descarte adequado do lixo”, salienta.

O diretor-geral do DMLU, René Souza, explica que o material recolhido será levado para a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro e de lá para o aterro sanitário em Minas do Leão.

Visita ao trecho 1

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, visitaram o trecho 1 da orla do Guaíba para verificar as condições do parque que terá o contrato de concessão assinado nas próximas semanas com o consórcio GAM 3 Parks. Na vistoria desta sexta-feira, também foram observados pontos da estrutura do Trecho 1 que podem ser aprimorados no Trecho 3, atualmente em obras e cuja estruturação dos Termos de Permissão de Uso será feita por técnicos da SMP (Secretaria de Parcerias). 

A depredação dos banheiros com roubo de portas e torneiras ocorrido nesta semana e a quantidade de lixo ao longo do trecho de mais de 80 mil metros quadrados foram os principais aspectos que chamaram a atenção dos gestores. “O grande problema dos parques abertos é, sem dúvida, a manutenção dos banheiros. Precisamos que haja maior colaboração da população, que ela ajude o poder público nessa fiscalização para que esse espaço qualificado e nobre permaneça à disposição de todos”, destacou Pellini. 

Além de problemas nos banheiros, no momento da visita um ato de pichação foi flagrado próximo ao monumento de Elis Regina. O homem surpreendido pelos agentes da Guarda Municipal foi encaminhado ao Palácio da Polícia. “A incorporação do lago Guaíba para a cidade é algo fantástico. Esse é um espaço raro em qualquer espaço do planeta e tem que ser bem cuidado. Encontramos na orla um ambiente de destruição. Esse espaço não pertence à prefeitura, ao prefeito, aos secretários, e sim à população de Porto Alegre”, enfatizou Schirmer. 

 Além dos titulares das pastas, participaram da visita o chefe de gabinete da SMP, João Pedro Maffessoni, e a gerente de projetos do programa Orla-POA na SMPG, Isabel Cristina Guimarães Haifuch.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Definida empresa executora do projeto da nova ponte sobre o Arroio Mauá, em Porto Alegre
Estação em Belém Novo, em Porto Alegre, recebe vistoria e medidas para abastecimento de água são avaliadas
Deixe seu comentário
Pode te interessar