Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre oferece orientações e testagem no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Iniciativa tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção. (Foto: Luciano Lanes / PMPA)

Testagem rápida de fluido oral e autoteste para HIV, orientações sobre importância da prevenção, distribuição de preservativos, aconselhamento e prevenção à Covid-19 estarão disponíveis, a partir desta terça-feira, 1°, no andar térreo do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico).

Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocorre até sexta-feira, 4, das 8h às 17h. O Centro de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55 – bairro Santana) fornecerá os mesmos atendimentos nesta quarta-feira, 2, das 13h às 17h.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV e orientar sobre prevenção. Pessoas diagnosticadas como reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível receberão recomendações e acesso a tratamento.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído há 30 anos pela Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados

Em 2019, foram 1.290 novos casos em Porto Alegre, dos quais 611 de Aids e 679 de contágio pelo vírus HIV, conforme dados do Relatório Anual de Gestão (Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Sinan NET-RAG).

A faixa etária mais acometida por Aids é entre os 35-44 anos e por HIV, entre 25-34 anos. Tanto nos casos de Aids como de HIV, ocorrem mais notificações entre os homens, mas há redução na diferença a cada ano.

De 2017 a 2019, o número de casos de HIV foi maior que o número de casos de Aids, demonstrando que foram diagnosticadas mais pessoas no início da doença do que em estágio mais avançado.

A taxa de detecção vem caindo gradativamente nos registros das três esferas de governo. Em Porto Alegre, observou-se, pelo terceiro ano consecutivo, maior taxa de detecção de HIV do que de Aids – o que reflete o resultado do trabalho dos serviços de saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Regularização fundiária atenderá 10 mil pessoas em Porto Alegre e Região Metropolitana
Desmatamento no Brasil em 2020 supera meta proposta na Convenção do Clima
Deixe seu comentário
Pode te interessar