Segunda-feira, 01 de Junho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Mostly Cloudy

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre orienta sobre o descarte de resíduos durante o isolamento domiciliar

Compartilhe esta notícia:

Coleta de lixo funciona normalmente em Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Coleta de lixo funciona normalmente em Porto Alegre. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Resíduos de residências em que pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus passam por isolamento domiciliar devem ser descartados em duplos sacos de lixo resistentes. A norma é da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Porto Alegre e atende a  determinações dos órgãos sanitários federais.

A regra é válida para todos os resíduos domiciliares originários nesses locais (papéis, guardanapos, papel higiênico, embalagens plásticas, de papelão ou outras e sobras alimentares).

Os sacos – duplos – devem ser fechados com lacre ou nó quando o saco tiver até dois terços da sua capacidade preenchida. Esse material deve ser descartado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, respeitando os dias e horários de coleta domiciliar regular.

O diretor da Vigilância em Saúde, Anderson Lima, destaca que os resíduos não devem ser separados ou triados para disposição para coleta seletiva nem doados aos catadores em hipótese alguma.

Se a pessoa que estiver em isolamento morar em condomínio, a recomendação é para avisar o síndico, que deverá orientar o funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do prédio, com o objetivo de manuseio mínimo dos mesmos.

“Nesses domicílios em que há caso suspeito ou confirmado de coronavírus, não devem entregar os resíduos recicláveis para os catadores a fim de não expor os mesmos ao risco de contaminação”, enfatiza o diretor.

A medida leva em consideração o desconhecimento, até o momento, do tempo em que o coronavírus sobrevive em determinadas superfícies. “Assim, não é possível determinar um prazo para quarentena dos materiais recicláveis”, explica Lima.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ida ao supermercado requer cuidados especiais
Polícia prende criminosos envolvidos em homicídio em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar