Sábado, 15 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mostly Cloudy

Esporte Após o veto da prefeitura a jogos de futebol em Porto Alegre, o Grenal será realizado em Caxias do Sul

Compartilhe esta notícia:

Grenal marcado para o dia 22 vale pela quarta rodada da segunda fase do Gauchão.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Grenal marcado para o dia 22 vale pela quarta rodada da segunda fase do Gauchão. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Diante do aumento dos índices de ocupação de leitos de UTI (unidades de terapia intensiva) em Porto Alegre, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), por meio do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus, decidiu nesta sexta-feira (17) que os jogos de futebol seguem suspensos na cidade. A decisão vale inclusive para o Grenal marcado para o dia 22 de julho, que não será realizado na Capital, mas em Caxias do Sul.

A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por coronavírus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da secretaria. A mudança para a Serra Gaúcha foi divulgada pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol) após a reunião da entidade com o comitê.

Conforme a nota divulgada pela Prefeitura de Porto Alegre, apesar do acompanhamento técnico e de protocolos criados pela Federação Gaúcha de Futebol, o momento da pandemia na cidade não permite a realização de eventos desse porte.

Segundo a prefeitura, a situação seguirá sendo avaliada e será mantido contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol.

“Seguiremos avaliando a situação e manteremos contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes com sede na capital para que todas as medidas a serem adotas sejam pensadas com base na segurança de toda a população de Porto Alegre”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior no Twitter.

Representantes do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus já haviam se reunido com o presidente e integrantes da FGF na quarta-feira (15), para avaliar os protocolos previstos para o retorno dos jogos em Porto Alegre. Na mesma data a federação também fez reunião de alinhamento com a área de segurança do governo do Estado.

Na ocasião, aguardava-se a reunião desta sexta-feira, com expectativa pela liberação dos jogos. O aumento da taxa de ocupação dos hospitais e UTIs em Porto Alegre, porém, mudou o cenário.

Grenal em Caxias

Na próxima quarta-feira (22), às 21h30min, estava prevista a realização de Grenal, dentro do Campeonato Gaúcho, válido pela quarta rodada. Com o veto da prefeitura, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, divulgou a transferência do jogo para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Autorização estadual

Suspenso desde 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus, o campeonato estadual recebeu autorização para ser retomado em 23 de julho. Os treinos com contato físico foram liberados desde segunda-feira (13), mediante aval das prefeituras. A definição ocorreu no dia 9 de julho, após novo encontro entre o governador Eduardo Leite e o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

O documento elaborado pela diretoria da Federação, segundo a entidade, segue à risca as recomendações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias. O plano reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas.

Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes, jogos com portões fechados, testagem de todos os envolvidos e orientações que vão desde a concentração dos atletas até as entrevistas que sucedem os confrontos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Presidente do Senado prorroga medidas provisórias com ações de enfrentamento ao novo coronavírus
Mulher de Fabrício Queiroz coloca tornozeleira eletrônica
Deixe seu comentário
Pode te interessar