Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura debate com especialistas da UFRGS alternativas para Muro da Mauá e Arroio Dilúvio

Compartilhe esta notícia:

Secretário Cezar Schirmer visitou os laboratórios do Instituto de Pesquisas Hidráulicas.

Foto: Claiton Silva/SMPAE PMPA
Secretário Cezar Schirmer visitou os laboratórios do Instituto de Pesquisas Hidráulicas. (Foto: Claiton Silva/SMPAE PMPA)

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, reuniu-se com o diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Joel Avruch, nesta sexta-feira (14).  Após uma visita aos laboratórios do IPH, que fica no Campus do Vale, no bairro Agronomia, foram debatidas alternativas para o Muro da Mauá e o Arroio Dilúvio.

Para Schirmer, o rio, o muro, o cais e o Centro Histórico precisam ser discutidos em conjunto. Ele frisou que diversos lugares no mundo contam com sistemas que não isolam os centros urbanos de cursos d’água e que isso também é possível em Porto Alegre. “Temos total convergência sobre manter uma estrutura de proteção contra cheias, mas também observei alinhamento quando à necessidade de prospectar novas tecnologias que permitam substituição total ou parcial do muro, sem prejuízo à cidade”, salientou.

Com relação ao Dilúvio, foi apresentada uma iniciativa que visa despoluir as águas, abrindo margem para uma reurbanização do arroio e de seu entorno. A proposta tem como objetivo a recuperação do espaço, a exemplo do que foi feito com o Cheonggyecheon, em Seul (Coreia do Sul), e com o San Antonio River, na cidade de San Antonio (Estados Unidos). “O IPH possui muita qualidade técnica, e não poderia ser diferente, uma vez que o instituto é referência para toda a América Latina. Certamente levaremos este assunto ao prefeito Sebastião Melo”, assegurou Schirmer.

O instituto – Criado em 1953, o IPH é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão em hidráulica, recursos hídricos e meio ambiente. Inicialmente, sua atribuição era a de atuar em pesquisa e consultoria na área de modelos reduzidos de obras hidráulicas fluviais e marítimas, além de apoiar os cursos de engenharia com seu laboratório de ensino de hidráulica. Em 1969, o IPH expandiu suas atividades, incluindo prestação de serviços à comunidade.

Atualmente, o instituto é responsável pelos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica da UFRGS, mas ministra aulas de graduação no tema água para mais de 12 cursos da universidade. Também fica a cargo do IPH a pós-graduação (mestrado e doutorado) em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo brasileiro proíbe entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia
Infraestrutura prevê R$ 260 bilhões em investimento privado até fim de 2022
https://www.osul.com.br/prefeitura-debate-com-especialistas-da-ufrgs-alternativas-para-muro-da-maua-e-arroio-diluvio/ Prefeitura debate com especialistas da UFRGS alternativas para Muro da Mauá e Arroio Dilúvio 2021-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar