Domingo, 08 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente da República cita “guerra” e afirma que “Lulinha paz e amor acabou”

Compartilhe esta notícia:

A frase foi dita em discurso na cerimônia de aniversário de 46 anos do PT. (Foto: Divulgação)

Em tom de início de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no sábado (7), que as eleições deste ano serão uma guerra, e declarou o fim do “Lulinha Paz e Amor”. A frase foi dita em discurso na cerimônia de aniversário de 46 anos do PT, em Salvador (BA), acompanhada de um pedido para que aliados confrontem acusações feitas contra o governo em redes sociais.

“Nós temos que escrachar cada mentira que eles contarem. Temos que desmontar, e temos que provar e temos que ter coragem de debater. A gente não pode ficar quieto. Viu uma notícia contra o governo e tem que mandar para aquele lugar. Tem que ser desaforado porque eles são. Eles são desaforados. E nós não podemos ficar quietinhos. Não mais essa de Lulinha paz e amor.”

Durante o evento, o presidente também fez críticas ao próprio partido, ao citar a votação do orçamento secreto – que teve aval do PT – e voltou a acusar o Congresso de sequestrar o orçamento do Executivo.

Lula cobrou uma autocrítica e fez um apelo para que o partido não se deixe cair no que chamou de “vala comum da política.” Disse ainda que o PT não está com a bola toda em todos os estados, e que portanto, deve buscar alianças para conquistar o próximo pleito.

Críticas a Trump

No discurso, Lula também voltou a criticar o governo de Donald Trump na pressão sobre Cuba e Venezuela.

“O nosso país é um país soberano. A gente quer trabalhar com todo mundo. Mas a gente não quer dono e não quer voltar a ser colonizado. Nosso país é solidário ao povo cubano, que é vítima de um massacre e especulação dos EUA contra eles. Temos que encontrar, enquanto partido, um jeito de ajudar. O que a gente pode fazer? Temos que dizer em alto e bom som que o problema da Venezuela tem que ser resolvido pelo povo da Venezuela e não pelos EUA e pelo Trump.”

Também participaram do evento ministros, governadores, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que destacou temas que serão usados como bandeira pelo governo nas eleições, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e o superávit de US$ 4,32 bilhões em janeiro.

A Bahia foi escolhida para sediar o evento de aniversário do PT como forma de reafirmar a importância eleitoral do estado, que deu uma frente de quatro milhões de votos a Lula na disputa contra Bolsonaro em 2022. As informações são da rádio CBN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Por unanimidade, Supremo decide enquadrar caixa 2 como crime eleitoral e improbidade
Mulher de Alexandre de Moraes assume caso no Supremo em defesa de sócio de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x