Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Presidente do Equador decreta estado de exceção em todo o país

Compartilhe esta notícia:

Taxistas queimam pneus para bloquear rua em protesto contra a alta de combustíveis no Equador, em Quito, na quinta-feira (03). (Foto: Reprodução/Rodrigo Buendia/AFP)

O presidente do Equador, Lenín Moreno, decretou estado de exceção em todo o país nesta quinta-feira (03). O motivo são os protestos contra uma série de medidas do governo, que incluem a alta de até 123% nos preços de combustíveis e reformas tributárias. De acordo com o presidente, a medida tem como objetivo precautelar a segurança da população, bem como evitar o caos.

A medida dos combustíveis entrou em vigor na última quinta-feira (03) e, logo em seguida, motoristas de táxi, ônibus e caminhões bloquearam as ruas da capital de Quito e Guayaquil. Também aderiram às manifestações grupos indígenas, estudantes e sindicatos. Os manifestantes chegaram a entrar em confronto com a polícia, e de acordo com a ministra do Interior, María Romo, cerca de 19 pessoas foram presas por bloquear estradas e cometer outros crimes.

Entenda o que é estado de exceção

O estado de exceção é valido em todo o país, durante 60 dias, podendo ser estendida por mais 30. O território em estado de exceção se torna uma zona de segurança, suspendendo ou limitando direitos como livre mobilidade ou impondo censura prévia à imprensa. Em suma, a ação é válida em casos extremos e costuma suprimir alguns direitos da população, como:

– Restrição ao direito de circulação e residência;
– Toques de recolher;
– Grampear comunicações telefônicas;
– Limitar o direito à reunião e manifestação;
– Efetuar prisões sem ordem judicial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Audiência Pública discutirá os obstáculos no processo de adoção no Brasil
Estudantes protestam contra cortes na educação no centro de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/presidente-do-equador-decreta-estado-de-excecao-em-todo-o-pais/ Presidente do Equador decreta estado de exceção em todo o país 2019-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar