Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente do Senado descarta adiar instalação da CPI da Pandemia e quer reunião presencial para eleger o presidente da comissão

Compartilhe esta notícia:

“Estou aguardando os nomes e indicações de partidos. Depois, anunciarei a data para instalação da CPI", disse Pacheco

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Presidente do Senado diz que indicação para vaga no Supremo Tribunal Federal "é algo que precisa ser resolvido". (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), descartou a possibilidade de adiar a instalação da CPI da Pandemia e afirmou que irá determinar sessão presencial para a eleição do presidente da comissão.

“Estou aguardando os nomes e indicações de partidos. Depois, anunciarei a data para instalação da CPI. Vou determinar que a eleição do presidente da comissão seja presencial e recomendar que funcionamento também seja presencial. Mas caberá ao presidente da CPI determinar, num acordo de procedimento com os demais membros, o que pode ser presencial, o que pode ser semipresencial”, afirmou Pacheco.

A declaração do presidente do Senado vem em um momento de expectativa pela decisão do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a criação da CPI, já que os requisitos para isso tinham sido preenchidos.

Ministros do STF dão como certa a manutenção da liminar, mas estudam uma modulação que deixe clara a prerrogativa do presidente do Senado para definir como será o funcionamento: se presencial, virtual ou num modelo híbrido. Alguns integrantes do STF ainda avaliam que o Senado deve decidir o momento mais adequado para a instalação da CPI.

Com minoria dentro da comissão, o governo aposta nessa decisão do STF para ganhar tempo e adiar a instalação da CPI. Para isso, investe no discurso de que não há condições sanitárias para realização de sessões presenciais.

Líderes do governo lembram que as comissões não estão funcionando no Senado e que as sessões do plenário têm sido virtuais por determinação de Pacheco. Apesar disso, o presidente do Senado, mesmo tendo externado posição contrária à abertura de CPI neste momento da pandemia, mantém firme posição de seguir decisão do ministro Barroso e garantir a instalação da comissão já nas próximas duas semanas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Dinamarca, primeiro país europeu a abandonar a vacina da AstraZeneca
Ministro Marco Aurélio Mello diz que “Bolsonaro critica o Supremo de forma ácida e descabida”
https://www.osul.com.br/presidente-do-senado-descarta-adiar-instalacao-da-cpi-da-pandemia-e-quer-reuniao-presencial-para-eleger-o-presidente-da-comissao/ Presidente do Senado descarta adiar instalação da CPI da Pandemia e quer reunião presencial para eleger o presidente da comissão 2021-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar