Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, vai à Rússia ver as eleições de lá como observador do voto impresso

Compartilhe esta notícia:

Se Barroso acolher a ação – como é a tendência –, será deflagrada um nova crise entre os poderes. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

A convite da Comissão Central Eleitoral (CCE) da Rússia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, atuará como observador convidado das eleições parlamentares e regionais da Federação Russa, que acontecerão no período de 17 a 19 de setembro.

Além de acompanhar o processo eleitoral nos centros de votação, o ministro cumprirá extensa agenda bilateral, que inclui encontros com integrantes do governo russo, além de reuniões com analistas políticos e com membros da CCE, que é o órgão encarregado de organizar e conduzir as eleições na esfera federal.

Barroso também terá um encontro privado com a presidente da CCE, Ella Pamfilova. Na pauta, a revitalização do memorando de entendimento firmado em 2011 pelos dois países e que prevê, entre outros pontos, a promoção de iniciativas para fortalecer os sistemas eleitorais e o intercâmbio de conhecimento e experiência na área de desenvolvimento organizacional e técnico do processo eleitoral, com ênfase na urna eletrônica e no cadastramento biométrico.

Nesta sexta-feira, o presidente do TSE apresentará a palestra “Democracia sob Pressão” para alunos da Academia Diplomática Russa – equivalente ao Instituto Rio Branco brasileiro – que prepara jovens para a carreira da diplomacia.

As eleições legislativas de 2021 na Rússia vão eleger os 450 membros da Duma (Câmara Baixa da Assembleia Federal – equivalente a nossa Câmara dos Deputados). Também serão eleitos 12 chefes de entidades federadas, dos quais nove serão determinados por sufrágio indireto, e 39 parlamentos regionais.

Barroso x Bolsonaro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou que trata com “absoluta indiferença” as novas declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apontando, sem provas, para a suposta insegurança das urnas eletrônicas.

Na última quinta (9), Bolsonaro citou Barroso em sua live semanal e disse acreditar que teve muito mais votos do que os 57 milhões que o tornaram presidente da República. “Li uma matéria do ministro Barroso dizendo que está aperfeiçoando o sistema eleitoral. Barroso, se está aperfeiçoando é porque tinha brecha”, comentou na ocasião.

“Trato com absoluta indiferença, que acho que merece. Nós fizemos esse teste para demonstrar mais uma das etapas de transparência e integridade das eleições. O resto é política e não me interessa”, respondeu Barroso no último fim de semana, durante evento para o teste de Integridade das urnas para as eleições suplementares dos municípios de Silva Jardim e Santa Maria Madalena (RJ).

No evento, as urnas foram avaliadas através de uma simulação de pleito, em sessão transmitida ao vivo e sem cortes pelo TSE. O teste também comparou o resultado da simulação por meio de votação impressa com a votação eletrônica, e não encontrou diferenças.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente da Câmara dos Deputados cria grupo para votar legalização dos jogos de azar até o fim do ano
CPI quer tirar poder de presidente da Câmara para decidir sobre impeachment; senadores apoiam
https://www.osul.com.br/presidente-do-tribunal-superior-eleitoral-ministro-luis-roberto-barroso-vai-a-russia-ver-as-eleicoes-de-la-como-observador-do-voto-impresso/ Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, vai à Rússia ver as eleições de lá como observador do voto impresso 2021-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar