Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de março de 2016
Com a redução da conta de luz pela mudança da bandeira tarifária e menor influência de efeitos sazonais típicos do início do ano, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) desacelerou na segunda prévia de março, mesmo movimento observado na primeira leitura do mês.
O índice subiu 0,43% na segunda prévia, ante taxa de 1,24% no mesmo período de fevereiro, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas). A coleta dos dados ocorreu entre os dias 21 de fevereiro e 10 de março.
O alívio dos preços ocorreu tanto no atacado quanto no varejo. No caso do atacado, safras boas e a recente valorização do real contribuíram para aumentos menores ou até mesmo a queda de preços de algumas commodities agrícolas.
Já a desaceleração nos preços ao consumidor veio em meio à redução da tarifa de energia, da perda de influência dos aumentos de ônibus urbano – que subiram em janeiro e fevereiro – e pelo menor impacto das mensalidades escolares, que pressionam a inflação nos dois primeiros meses do ano.
Em fevereiro, a energia elétrica ficou mais barata. Houve mudança do patamar da bandeira tarifária vermelha. O adicional nas contas caiu de 4,50 reais para 3 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Em março deste ano, foi para 1,50 real. Já no próximo mês, começa a valer a bandeira verde, o que significa que não haverá cobranças adicionais. Nos próximos meses, o IGP-M deve continuar em tendência de perda de fôlego, avalia o economista André Braz, pesquisador da Fundação Getulio Vargas. (AE)