Sábado, 18 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Primeiro lote para uso civil da vacina Sputnik V passa em testes da vigilância russa

Compartilhe esta notícia:

Em 11 de agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a infecção pelo novo coronavírus, a Sputnik V

Foto: Divulgação/ Fundo de Investimentos Diretos da Rússia
Vacina russa atravessa as linhas geopolíticas e ideológicas e abre caminho como uma das alternativas mais requisitadas. (Foto: Divulgação/Fundo de Investimentos Diretos da Rússia)

O governo russo anunciou, nesta segunda-feira (07), que o primeiro lote da vacina Sputnik V para circulação civil teve sua qualidade aprovada pelo Roszdravnadzor (o Serviço Federal de Vigilância em Saúde). Segundo o ministro de Saúde do país, Mikhail Murashko, “a produção civil nesta fase significa a vacinação de cidadãos dos grupos de risco, nomeadamente professores e médicos”.

Ainda segundo Murashko, em declarações reproduzidas pela agência de notícias Tass, o fornecimento do imunizante contra a Covid-19 para as regiões russas é esperado “em um futuro próximo”.

“O primeiro lote da vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus passou nos testes de qualidade exigidos nos laboratórios de Roszdravnadzor (o Serviço Federal de Vigilância em Saúde) e foi produzido para circulação civil. Num futuro próximo está previsto o fornecimento dos primeiros lotes da vacina para as regiões”, disse o ministério.

A vacinação dos grupos de risco será efetuada paralelamente aos ensaios clínicos pós-registo, ainda na fase 3. Em 11 de agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a infecção pelo novo coronavírus, a Sputnik V. O imunizante passou por testes clínicos entre junho e julho e mostrou resultados promissores nas fases 1 e 2.

A Sputnik-V foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia do Ministério da Saúde da Rússia, Gamaleya. No dia 15 de agosto, o Ministério da Saúde da Rússia anunciou o lançamento da produção da vacina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Mapa da Organização Mundial da Saúde mostra América ainda no epicentro da pandemia de coronavírus
Uma comissão de deputados vai denunciar a Secretaria da Educação ao Ministério Público por arrombamento de escola pública no Centro Histórico de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/primeiro-lote-para-uso-civil-da-vacina-sputnik-v-passa-em-testes-da-vigilancia-russa/ Primeiro lote para uso civil da vacina Sputnik V passa em testes da vigilância russa 2020-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar