Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo já fala em privatizar a Petrobras. Mas não para já

Compartilhe esta notícia:

Ministro negou intenção de venda. (Foto: Saulo Cruz/MME)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta terça-feira (3) que a privatização da Petrobras está “fora de cogitação” e que esse assunto não é discutido dentro do governo. Segundo a Reuters, porém, o ministro disse que uma eventual privatização da Petrobras pode “acontecer”, mas no futuro

O ministro negou que tenha admitido essa possibilidade durante o programa “Roda Viva”, na segunda-feira, e afirmou — tanto no programa como nesta terça-feira — que o foco do governo é na desestatização da Eletrobras.

“Eu não falei sobre Petrobras (no “Roda Viva”). Um dos convidados achava que esse debate deveria também ser feito. Eu disse que estava fora de cogitação e que estamos focados na privatização da Eletrobras” disse Coelho.

O ministro afirmou que o governo do presidente Michel Temer não vai iniciar estudos para a privatização da Petrobras e que o foco é a venda da Eletrobras.

“Nesse governo nada” disse, acrescentando: “Eu disse que estava fora do mapa, de cogitação. Poderia até no futuro, um debate que poderia ser iniciado. Eu falei que estava fora de cogitação porque estamos focados na privatização Eletrobras.”

Pré-sal

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) selecionou 15 empresas de grande porte para participarem das 2ª e 3ª Rodadas dos leilões do pré-sal, que serão realizadas no dia 27 de outubro. A Agência informou a CEL (Comissão Especial de Licitação) que concluiu na segunda-feira a análise dos pedidos. Do total, dez empresas foram selecionadas para a 2ª Rodada, e 14 para a 3ª. Várias estão habilitadas para as duas rodadas.

Das empresas aprovadas pela ANP, 13 são de origem estrangeira e apenas uma, a Petronas, da Malásia, ainda não possui contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Segundo a ANP, as empresas habilitadas cumpriram todos os requisitos previstos no edital e estão aptas a participar das Rodadas. A habilitação é obrigatória e individual para cada interessada, mesmo para aquelas que pretendam apresentar oferta mediante consórcio.

Cumpridas as exigências estabelecidas no edital, e tendo a habilitação julgada e aprovada pela Comissão Especial de Licitação, a empresa poderá apresentar ofertas somente para os blocos localizados nos setores para os quais tenha efetuado o pagamento de taxa de participação e aportado garantia de oferta.

A 2ª Rodada do pré-sal ofertará quatro áreas com jazidas unitizáveis, ou seja, adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida. As áreas são relativas às descobertas denominadas por Gato do Mato e Carcará, e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá. Esses blocos são considerados bastante atrativos uma vez que já se sabe que têm reservas de petróleo.

Já a 3ª Rodada ofertará quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e de Santos, e na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estados Unidos expulsam diplomatas cubanos
Avalanche humana mata 27 pessoas em festival hindu na Índia
https://www.osul.com.br/privatizar-a-petrobras-esta-fora-de-cogitacao-neste-momento-diz-ministro-de-minas-e-energia/ O governo já fala em privatizar a Petrobras. Mas não para já 2017-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar