Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Problema urinário de Pelé ocorre seguidamente, e o fato de ele ter só um rim eleva o risco

Compartilhe esta notícia:

Não é a primeira vez que o ex-jogador vive este problema. (Foto: Reprodução)

Aos 78 anos, Pelé continuava internado nesta sexta-feira (5) em um hospital na França, sem previsão de alta. Ele se sentiu mal depois de um evento comercial e foi diagnosticado com infecção urinária. Não é a primeira vez que o ex-jogador vive este problema: ele chegou a ir para a UTI em 2014 e passou por cirurgia no ano seguinte para evitar que o quadro se repetisse. Quatro anos depois houve novo diagnóstico, o que gerou apreensão pela recorrência.

Apesar de a situação de Pelé ser considerada “tranquila e controlada” segundo porta-voz do Hospital Americano, localizado nos arredores de Paris, há um fator de risco no caso. E não é a reincidência. “Quando tem um espaço de tempo grande, como no caso dele, não tem problema. O retorno da infecção em prazo curto é mais preocupante, porque se você passa um antibiótico e 15 dias depois a bactéria volta significa que não há resposta a esse antibiótico. Mas não é o caso”, disse Alex Meller, urologista da Universidade Federal de São Paulo e que acompanhou o caso da primeira internação do Rei em 2014.

O fator de risco no novo quadro de infecção urinária de Pelé é o fato de ele ser paciente de rim único, como explica o especialista: “Não é um fator agravante, mas é um fator de risco. Porque se a bactéria sai da bexiga e vai para o rim, como só tem um, é potencialmente mais grave do que em um paciente que tem os dois rins. Mas isso é raro, é muito específico, seria muito azar.”

Pelé tem somente um rim. O direito foi retirado nos anos 70, durante sua passagem ainda como jogador pelo Cosmos, dos Estados Unidos. Ele havia sofrido uma fratura na vértebra após uma joelhada em jogo pelo Santos, e o trauma causou a perfuração do rim. Em Nova York ele começou a sentir febres e foi informado que um de seus rins não estava em funcionamento, e por isso foi retirado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Após polêmica, SindiRádio repudia proibições do uso do aparelho em estádios
Filho de Ronaldinho Gaúcho passa em teste e assina seu primeiro contrato com o Cruzeiro
https://www.osul.com.br/problema-urinario-de-pele-ocorre-seguidamente-e-o-fato-de-ele-ter-so-um-rim-eleva-o-risco/ Problema urinário de Pelé ocorre seguidamente, e o fato de ele ter só um rim eleva o risco 2019-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar