Domingo, 04 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Programa de estímulo à produção de carros populares no Brasil recebe o aval de Lula

Compartilhe esta notícia:

Ainda não há data definida para o lançamento do programa, segundo o ministro da Fazenda

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O programa de estímulo à produção de carros populares no Brasil recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (1º), informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ele apresentou ao Palácio do Planalto a versão final do pacote de medidas, que visa diminuir os preços desses veículos e será analisado pela Casa Civil. O ministro não informou quando o programa será lançado.

Segundo ele, a data dependerá da agenda do presidente Lula e da superação de entraves burocráticos, como pareceres da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Haddad, no entanto, adiantou que espera que a Casa Civil conclua a análise da MP (medida provisória) na segunda-feira (5).

O ministro disse que o programa durará “em torno de quatro meses” e explicou que a redução temporária de impostos não trará impacto para os cofres públicos porque a fonte de financiamento está definida.

“Nós fechamos um entendimento. Ficou um desenho bom para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], bom para a Fazenda. Os dois ministérios estão muito bem contemplados”, afirmou Haddad. De acordo com ele, o pacote vigorará até que os juros comecem a cair no Brasil.

“Essa é uma questão limitada aos próximos meses para que não haja demissões. Sobretudo, há uma preocupação muito grande com o emprego na indústria automobilística e em toda a cadeia [produtiva]. É uma coisa temporária, com valor definido e tempo definido”, explicou o ministro.

Segundo Haddad, Lula validou a fonte de recursos para financiar o programa. De acordo com ele, o impacto final da renúncia de impostos será inferior aos R$ 2 bilhões inicialmente anunciados e será integralmente compensado. “O impacto não só não chega aos R$ 2 bilhões como está mais compensado pelas medidas que levei ao presidente da República”, declarou.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Bolsonaro passa por exames em hospital de São Paulo
Governo federal avalia incentivos para a renovação da frota de caminhões no País
https://www.osul.com.br/programa-de-estimulo-a-producao-de-carros-populares-no-brasil-recebe-o-aval-de-lula/ Programa de estímulo à produção de carros populares no Brasil recebe o aval de Lula 2023-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar