Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Projeto identifica árvores ameaçadas de extinção em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas que serão plantadas em áreas públicas

Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS
O objetivo é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas que serão plantadas em áreas públicas. (Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade está catalogando árvores mães em diversas regiões de Porto Alegre. O projeto selecionou 60 espécies nativas do Rio Grande do Sul e catalogou 189 árvores. O objetivo é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas que serão plantadas em áreas públicas.

Desenvolvido pela Coordenação de Arborização Urbana da pasta, o trabalho consiste em identificar e mapear árvores de espécies ameaçadas de extinção, pouco produzidas em viveiros comerciais e saudáveis pela cidade. Após selecionar as espécies aptas, os técnicos coletam as sementes, que são levadas ao Viveiro Municipal, onde são produzidas mudas que posteriormente irão para praças, parques e vias públicas do município.

“Ao coletarmos sementes de árvores que já estão adaptadas às condições climáticas da cidade, conseguimos capturar também cerca de 60% dessa genética para que as novas mudas sejam tão adaptáveis quanto as matrizes”, explicou o coordenador do Viveiro Municipal, Rogério Schmidt.

As sementes são coletadas de plantas desenvolvidas em diferentes condições climáticas e de solo, o que irá  possibilitar, a longo prazo, a realização de  estudos de genética e adaptabilidade das árvores urbanas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prévia do PIB brasileiro avança 0,4% em fevereiro, aponta o Banco Central
No Vaticano, governador Eduardo Leite convida o papa para visitar o Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/projeto-identifica-arvores-ameacadas-de-extincao-em-porto-alegre/ Projeto identifica árvores ameaçadas de extinção em Porto Alegre 2024-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar