Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Partly Cloudy

Política Proporção de candidatos negros nas eleições deste ano é a maior já registrada no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral

Foto: TSE/Divulgação
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. (Foto: TSE/Divulgação)

As eleições deste ano têm a maior proporção e o maior número de candidatos negros já registrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, pela primeira vez desde que o tribunal passou a coletar informações de raça, em 2014, os candidatos brancos não representam a maioria dos concorrentes às vagas eletivas.

Segundo dados do TSE, cerca de 215 mil candidatos são pardos e aproximadamente 57 mil são pretos. Juntos, pretos e pardos são considerados negros, segundo classificação utilizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assim, as eleições de 2020 têm cerca de 272 mil candidatos negros, o que representa 49,9% de todos os concorrentes.

Já 260,6 mil candidatos se autodeclaram brancos – 47,8% do total. Além de ser a primeira vez que não representam mais da metade dos postulantes, essa é a primeira vez que uma eleição tem mais candidatos negros do que brancos.

Nas últimas eleições municipais, em 2016, por exemplo, 52,4% dos candidatos eram brancos e 47,8% eram negros. Essa proporção é semelhante à encontrada nas eleições de 2018, quando 52,4% dos concorrentes eram brancos e 46,6% eram negros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mais de 150 “Bolsonaros” e “Lulas” disputam vagas nas Câmaras de Vereadores do País
Justiça anula a sessão da Câmara de Vereadores que recebeu denúncia de impeachment contra o prefeito de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar