Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de março de 2016
O iPhone SE é o novo celular da Apple voltado aos usuários que desejam um top de linha mais compacto e com preço menor. Por 399 dólares (cerca de 1,4 mil reais), o smartphone – que deve ser lançado no Brasil até o fim de maio – tem aparência quase igual ao iPhone 5S, mas processamento semelhante ao do iPhone 6S. Já o iPhone 5C, que divide o posto de edição especial com o SE, custa 1,3 mil reais, mas vem com processador mais antigo e a câmera também não acompanha as inovações da marca. Confira abaixo as principais diferenças entre os dois.
Design.
O iPhone SE seguiu praticamente o mesmo visual do iPhone 5S, com corpo feito de metal, parte traseira com faixas no lugar das antenas e parte frontal de vidro. Houve pequenas mudanças, como o acabamento fosco, mas a Apple preocupou-se em manter o acabamento premium do celular de 2013. Já o iPhone 5C tem uma premissa diferente, com material plástico e brilhoso, em cores chamativas, como azul, verde, amarelo, salmão e branco.
As opções de cores dos aparelhos, aliás, são bem diferentes, assim como seus tons. O iPhone SE está disponível nas cores cinza espacial, prata, dourado e ouro rosé. No que diz respeito às medidas, o iPhone SE é mais compacto. Ele tem 7,6 mm (milímetros) de largura, contra 8,9 mm do oponente. Isso se repetiu, inclusive, no peso, afinal o SE tem 113 g (gramas), e o 5C, 132 g.
Tela.
A Apple lançou o iPhone SE com as mesmas características de tela do 5C: são 4 polegadas com resolução de 1136 x 640 pixels. O cliente que migrar do iPhone 5C para o SE não verá grande diferença na qualidade da imagem.
Especificações.
A diferença da ficha técnica entre o 5C e o SE promete ser gigante. O novo telefone tem processador dual-core A9 de 1,83 GHz, com chip M9 integrado. Enquanto isso, o 5C conta com o já defasado dual-core Apple A6 de 1,3 GHz e não possui nenhum componente para processamento dos sensores, como o M9 do iPhone SE e do iPhone 6S.
Quanto à memória RAM, o iPhone SE tem 2GB, ou seja, 1GB a mais que o iPhone 5C. Para completar, o smartphone tem versões de 16GB e 64GB de armazenamento interno, enquanto o concorrente tem opções de 8GB, 16GB e 32GB. As conectividades são as mesmas: conexão 4G, rede Wi-Fi e Bluetooth. A exceção vai para o NFC, presente apenas no iPhone SE, que pode ser usado exclusivamente com o Apple Pay. O SE também traz o leitor de impressões digitais, o TouchID.
Sistema operacional.
O iPhone SE chega de fábrica com o novo iOS 9.3, que conta com funções como o Night Shift, que altera a cor da tela de acordo com o horário. Já o iPhone 5C vem com o iOS 7, mas pode ser atualizado para a versão mais recente do sistema operacional da Apple.
Câmera.
O SE tem câmera traseira de 12MP com flash LED duplo, função Live Photos, para imagens animadas, e gravação de vídeos em 4K e em câmera lenta. Enquanto isso, o iPhone 5C tem câmera principal de 8MP com flash LED simples e filma em Full HD.
Quando o assunto é a câmera frontal, há certo equilíbrio, afinal os dois telefones têm sensor de 1,2MP, o que pode não ser ideal para selfies.
Bateria.
O iPhone SE promete oferecer um ganho considerável de bateria (cerca de 12 horas de duração) em relação ao 5C (10 horas). O celular tem capacidade de 1.642 mAh contra 1510 mAh do smartphone de 2013. (AG)