Domingo, 26 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Queda na produção de veículos puxa recuo de 0,5% na indústria brasileira em maio

Compartilhe esta notícia:

Desempenho da indústria foi divulgado pelo IBGE

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Desempenho da indústria foi divulgado pelo IBGE. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

O setor industrial brasileiro recuou 0,5% em maio em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, intensificando o resultado negativo registrado em abril (-0,2%). Entre as quatro grandes categorias econômicas, somente o grupo bens intermediários teve variação positiva (0,1%), enquanto a produção recuou em 13 das 25 atividades industriais pesquisadas.

Com esse resultado, a atividade industrial do País está 2,1% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas se encontra 15% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Em relação a maio de 2024, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 3,3%. O acumulado no ano foi a 1,8%, e o dos últimos 12 meses chegou a 2,8%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as atividades, na série com ajuste sazonal, as influências negativas mais importantes em maio ante abril vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,9%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%). Também foram destaques as contribuições negativas de produtos alimentícios (-0,8%), produtos de metal (-2,0%), de bebidas (-1,8%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1,7%) e móveis (-2,6%).

Por outro lado, 11 atividades tiveram crescimento na produção, e as indústrias extrativas (0,8%) exerceram o principal impacto positivo, com a quarta alta consecutiva, acumulando expansão de 9,4%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Anderson Cardoso da Silva
2 de julho de 2025 21:54

O perigo é o cofre do inss ,Petrobras…etc..etc

“Se eu não for à Suprema Corte, eu não governo mais o País”, diz Lula
A luta eleitoral precoce e indevida
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x