Domingo, 09 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 28 de janeiro de 2025
Tendência é de que Hugo Motta (E) vença com facilidade.
Foto: Mario Agra/Mario Agra/Michel Jesus/Câmara dos DeputadosCom a aproximação da eleição que vai definir o próximo presidente da Câmara dos Deputados, marcada para este sábado (1º), novas peças têm se movimentado no xadrez político de olho no cobiçado posto hoje ocupado por Arthur Lira (PP-AL).
Mesmo com um arco amplo de alianças formado em torno do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que é de longe o favorito – e vencedor quase certo da disputa –, outros dois nomes já se lançaram como desafiantes, ambos com nenhuma perspectiva de vitória.
Na última segunda-feira (27), o partido Novo anunciou a candidatura do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), que se disse uma “alternativa” aos nomes colocados “do Centrão e do PSOL”.
“A oposição precisa de uma alternativa, pois não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos”, disse van Hattem. O terceiro postulante é o deputado Henrique Vieira (PSOL-RJ).
Hugo Motta
Apoiado por Arthur Lira, o parlamentar tem o aval, ainda, de partidos como o PL de Jair Bolsonaro e o PT de Luiz Inácio Lula da Silva, legendas que têm as maiores bancadas da Câmara: 92 e 68 parlamentares, respectivamente. Um dos principais pontos em aberto na candidatura de Motta é a questão do 8 de janeiro de 2023.
O parlamentar já declarou publicamente ser a favor da “continuidade dos debates” em torno da anistia aos presos, os quais, disse, contaram com “penas excessivas”.
Caberá ao presidente da Câmara pautar o projeto que prevê a anistia e que está em tramitação na Casa.
Henrique Vieira
Pastor da Igreja Batista e aliado de Lula, Henrique Vieira está em seu primeiro mandato na Câmara. Ele foi um dos nomes de expressão do meio evangélico que ajudou a interlocução de Lula com essa fatia do eleitorado nas eleições de 2022.
Hoje, é vice-líder do governo e da bancada do PSOL. A candidatura de Vieira tem o apoio apenas do seu partido.
Em seu manifesto de candidatura, Vieira diz que tem como propostas principais a defesa da democracia com o arquivamento de “qualquer proposta de anistia aos golpistas”, e o enfrentamento ao “sequestro” do orçamento público pelo Legislativo, que, segundo ele, “já ultrapassa qualquer limite minimamente razoável”.
Marcel van Hattem
O aliado de Jair Bolsonaro lançou sua candidatura demostrando preocupação com uma das principais pautas defendidas pelo ex-presidente: a da anistia aos presos do 8 de Janeiro.
“Não há clareza sobre quais propostas da oposição serão, de fato, implementadas por Hugo Motta, caso ele seja eleito. E, quando alguém tem apoio do PT, eu fico automaticamente com o pé atrás”, disse.
Van Hattem também defende o impeachment de Lula e o que tem classificado como “defesa das prerrogativas parlamentares” e o “combate ao abuso de autoridade”.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Henrique seria nota 10. Muito qualificado e honesto. O outro lacaio da direita golpista
Kreusa Almeida
Kreusa Almeida
PSOL é um puxadinho do mentiroso lulopetismo…
van haten perdeu toda a compostura depois de dançar funk na posse de trump, agora tá botando o loco lá no congresso, perfeito representante desta escória nacional…
Olá Pessoal
Sobre Aquele Produto
para EJACULAÇÃO PRECOCE que o Drauzio Varella Comentou na Live.
Eu Usei e Não é que o Negócio é Bom Mesmo.
Eu estava com Grande Problema de Ereção quase perdi meu Casamento.
Hoje estou muito bem consigo Durar até 20 Minutos sem Ejacular.
A Mulher está Vendo Abelha comigo agora kkkk.
Eu Consegui o Site Oficial caso vocês queiram Conhecer
é só Clicar Aqui⬇️➡️ https://dasraizes.shop/fortesto-google/
Porque tem fanáticos da direita golpista que acreditam em golpezinho de estado. Por isso elegem essa catrefa
Deputado Marcel e Candidato /
Ao Senado Pelo RGS?
Como Uma Criatura Dessa /
Consege ser Eleita?
Este Marcel não ajuda em nada a não ser ficar criticando .tudo , quanto pior melhor.