Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2021
Em 2019, mais de mil famílias viviam na Nazaré. No início deste ano, eram 111 núcleos
Foto: Giulian Serafim/PMPAMais de dois anos após o seu início, o processo de remoção das famílias que viviam na Vila Nazaré, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, foi concluído nesta segunda-feira (12).
Com isso, a Fraport – empresa alemã responsável pela administração do Aeroporto Salgado Filho – poderá dar continuidade à obra de ampliação da pista, parada desde maio.
Os últimos moradores da vila vão residir no condomínio Irmãos Maristas, que fica no bairro Rubem Berta. O local abriga centenas de pessoas que também viviam às margens do terminal aéreo. Uma outra parte do grupo foi transferida para o loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, enquanto alguns receberam indenizações para deixar a Vila Nazaré.
Em 2019, mais de mil famílias viviam na Vila Nazaré. No início deste ano, a prefeitura contabilizava 111 núcleos remanescentes no local – todas com pendências burocráticas e judiciais. A entrega da pista ampliada do Salgado Filho foi adiada em oito meses – prazo que deve ser estendido ainda mais, uma vez que se encerra em agosto.
O projeto do terminal aéreo porto-alegrense prevê que a pista tenha 920 metros a mais de comprimento, passando de 2.280 para 3.200 metros. Quando pronta, a obra permitirá que o principal aeroporto gaúcho receba aviões maiores e mais pesados, favorecendo especialmente o transporte de cargas.