Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Receita Federal libera consulta à restituição do Imposto de Renda

Compartilhe esta notícia:

É o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Votação foi adiada por falta de acordo com Estados e municípios que temem perdas em suas arrecadações. (Foto: Marcello casal Jr/Agência Brasil)

O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo pode verificar, a partir desta segunda-feira (21), se vai receber o dinheiro do Fisco ainda neste mês. A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.

É o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.

Desse total, R$ 5.548.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro deste ano.

O dinheiro começou a ser pago em 31 de maio. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta ao site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de Covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Operação integrada da Brigada Militar prende mais de 300 pessoas em três dias no Rio Grande do Sul
Ação de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre testa 2,6 mil pessoas
https://www.osul.com.br/receita-federal-libera-consulta-a-restituicao-do-imposto-de-renda/ Receita Federal libera consulta à restituição do Imposto de Renda 2021-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar