Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Recursos da GM podem garantir pagamento dos servidores do Estado

Compartilhe esta notícia:

Deputado Ciro Simoni, do PDT, adverte para erros do processo de cassação de Diógenes Basegio. (Foto: Palácio Piratini)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

A aprovação ontem, pela Assembleia Legislativa, do projeto de lei apresentado pelo governo, vai permitir o pagamento em dia dos servidores do Estado na próxima segunda-feira. Pelo projeto aprovado ontem, o governo concederá um desconto de 17,75% (Selic mais 3,5%) para que a GM antecipe a devolução de recursos obtidos por meio de incentivos fiscais, através do Fomentar-RS, o Fundo de Fomento Automotivo do Rio Grande do Sul.

Votação polêmica
Deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores votaram contra o projeto, entendendo que o desconto calculado pelo governo favoreceria a empresa. Líder do governo, Alexandre Postal criticou o que classificou de incoerência da oposição “que no governo passado fez a mesma coisa por decreto, enquanto que o governador Sartori optou por fazê-lo através de projeto de lei, dando maior transparência à medida”.

Ciro Simoni adverte para erros do processo de cassação
Mesmo diante da reclamação do deputado Ciro Simoni (PDT) de que a Assembleia Legislativa estaria cometendo um sério equívoco jurídico, o plenário aprovou ontem, por 46 votos – são 55 deputados –, a proposta de cassação do mandato do deputado Diógenes Basegio, formalmente acusado de manter um funcionário no interior, sem cumprir horário. Simoni esclareceu que “o único beneficiado com a votação em plenário será o próprio deputado Basegio, por já ter renunciado, e porque não há conclusão do processo na Comissão de Ética, o que lhe permitirá arguir do resultado na Justiça, ficando sem mandato, mas não inelegível, uma vez que não houve conclusão do processo”. Ele advertiu ainda para a necessidade de se aperfeiçoar tanto o Regimento Interno da Assembleia como o Código de Ética. “Minha posição é de salvar esta Casa e para que ela não venha ser enxovalhada, lá na frente, por não ter concluído o processo.” Pela forma como foi conduzido todo o processo, disse não se sentir em condição de votar. “Não vou pactuar com os erros nele contidos”, concluiu.

Porto Alegre não encaminhou dados das epidemias
Ao apresentar ontem o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indica que 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, explicou que “isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito”. Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, apenas Rio Branco está em situação de risco. As cidades de Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Salvador, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre não encaminharam os resultados.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O dia em que os estagiários sumiram!
O coloninho italiano
https://www.osul.com.br/recursos-da-gm-podem-garantir-pagamento-dos-servidores-do-estado/ Recursos da GM podem garantir pagamento dos servidores do Estado 2015-11-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar