Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 9 de julho de 2021
Os municípios gaúchos receberam nesta semana R$ 804 milhões referentes aos repasses do ICMS pago
Foto: Marcos Santos/USP ImagensA Receita Estadual do Rio Grande do Sul concluiu a cobrança de R$ 2,78 bilhões de ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) devido pela CEEE-D (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica).
A regularização dos créditos tributários é a maior da história da instituição. Segundo o governo gaúcho, o resultado é fruto de um trabalho conjunto da Secretaria da Fazenda, da Casa Civil, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Extraordinária de Parcerias.
Recentemente, a CEEE-D foi privatizada pelo governo. Aproximadamente R$ 1,12 bilhão de ICMS foram quitados em moeda corrente por meio de Guia de Arrecadação e R$ 1,65 bilhão por meio de dação em pagamento de ações.
“Com a resolução da dívida da CEEE, dentro do processo de privatização da companhia, o Estado voltará a receber regularmente o ICMS cobrado dos consumidores nas contas de energia elétrica, garantindo o ingresso financeiro necessário para fazer frente às despesas da sociedade como saúde, educação e segurança”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Só falta agora os auditores estaduais quererem receber a comissão pelo pagamento espontâneo da dívida do Icms da CEEE. Só falta isso e o Gayvernador mandar pagar. Só falta isso …
O Ministério Público também tem participação nesse sistema podre que foi planejado e montado pelo PT. Não confio nessa instituição! Está sendo usada de forma militante, e não se manifesta quando necessário. Vergonha!
Interessante, o governo do estado , obrigava a CEEE a colocar sua receita bruta no ”CAIXA ÚNICO ”’, para pagar professores , Brigada e toda a camarilha de CCs, e agora ela é que deve para o estado ??? Acho que esta privatização tem que ser investigada pelo MP, pois esta muito estranho esta entrega da empresa por R$ 100.000,00 , para Equatorial??? Este governo do Leite já desviou dinheiro da saúde, e até agora não prestou contas para quem cobrou?? O MP Federal.